Lista - Top 10 jogos de GBA

Eu me espantei de ver que as duas listas de "Top 10" tem um numero tão grande de visualizações. Então... Ora, por que não?

Claro que alguns destes jogos foram adaptados para outros sistemas posteriormente mas eu tentei não colocar nada que foi lançado em outros consoles (como os Final Fantasy) e como eu pessoalmente não curto muito as franquias da Nintendo não espere ver nenhum Pokemon ou Mario (no máximo Metroid).
Atenção: quem já viu o conteúdo do blog sabe que eu gosto muito de RPGs e o sistema não é tão competente para jogos de luta, então a maioria se trata de RPGs.



10- Justice League Heroes: The Flash
Feito para complementar o jogo dos consoles maiores mas é muito bom por si só. Bons sprites, controles que respondem legal e uma dificuldade decente. O único defeito é que ele termina com um "continua no outro jogo".



09- Golden Sun
Provavelmente um dos melhores RPGs lançados, Golden Sun tem um sistema que integra algumas habilidades de batalha com quebra-cabeças nas dungeons. A história é bem interessante e já está no 3º jogo (para o DS)



08- Astro Boy: The Omega Factor
A versão do Astro boy foi lançada na época que o filme e os jogos dos consoles caseiros, mas este jogo não tem nenhuma relação. Feito pela Treasure (de Gunstar Heroes e Alien Soldier) é um beat'em up em só uma linha de plano com uma jogabilidade muito sólida, história excelente e uma reviravolta: não basta apenas zerar uma vez, mas jogar várias vezes abrindo caminhos diferentes para descobrir a verdade.



07- Kingdom Hearts: Chain of Memories
Este jogo é praticamente uma obra de arte, a Square conseguiu colocar muito conteúdo em um cartucho tão limitado. Apenas o sistema de batalha é um pouco irritante, mas nada que não dê para aprender a encarar com o tempo. Há um remake para o PS2 e disponivel nos novos consoles, mas a versão original é impressionante por desafiar as capacitades do GBA.


06- Metroid: Zero Mission
Remake do primeiro Metroid para NES, é um destes raros jogos que acabam ficando melhores que o original. Com gráficos e gameplay baseados em Super Metroid e Metroid Fusion, é mais acessivel em termos de comodidade e apresentação para jogadores modernos, sem perder o desafio e o charme do original.



05- Castlevania: Circle of the Moon
O primeiro Castlevania do GBA mistura elementos dos clássicos (Belmonts e seus chicotes) com os introduzidos no SotN. É um dos poucos Castlevanias desafiadores de sua geração e o sistema DSS é interessante.


04- MegaMan Battle Network (série)
A ideia é bem interessante: a série clássica do MegaMan, re-imaginada : e se ao invés de robôs, o Dr Light original desenvolvesse redes e internet? No caso, MegaMan é um Net Navi (um programa com AI sofisticada) que pertence a Lan Hikari, neto do "dr Light". A série tem uma história ótima, personagens cativantes e um sistema inovador de batalhas, além de ser um bom RPG. Só evite o quarto jogo e o Chip Challenge.

03- MegaMan Zero (série)
Nada como um bom plataforma com armas, memorizar os padrões de movimentos dos bosses e usar a arma adequada, como nos Megaman antigos que todos gostamos, e desafiadores (mas na dificuldade fácil é ideal para os jogadores de hoje em dia não acostumados com o esquema hardcore old-school). Existe também uma compilação com os quatro jogos em um cartucho para o DS.



02- Castlevania: Aria of Sorrow
Uma excelente história que foge do "comum" em Castlevania e que se traduz em sistema de jogo com perfeição. Se trata de um dos melhores jogos para o console e considerado um dos melhores de todos os tempos sem a menor dúvida, que merece um remake ou um port para sistemas modernos.


01- Final Fantasy Tactics Advance
Sei que quem não gosta de RPG (ainda mais TRPGs) pode discordar, mas é um jogo longo, com muito o que fazer, muitas possibilidades de customização, um enredo surpreendente e ótimos personagens. O GBA é um destes sistemas com muitas limitações, mas FFTA se encaixa confortavelmente e continua sendo um jogo bem prazeiroso.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. jogaria a maioria desses aí, menos o FF Tatics Advance. essa versão matou tudo que lembrava a série original. onde tinha blasfêmia,violência,batalhas sanguinárias e as suas consequências...e colocar um bando de moleques para serem os heróis?

    seria como colocar a série Game of Thrones numa versão infantil....

    viu como parece errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do ponto de vista
      Foi cortado da versão americana, mas na abertura do jogo o Cid aparece bêbado e anda com dificuldade. Tenho certeza q muito mais foi cortado
      Um outro ponto do jogo (q poderia ter sido melhor explorado) é q se vc pensar bem o Marche é o vilão do jogo. Ora, ele só quer destruir o mundo como as pessoas conhecem! Os amigos dele são felizes neste mundo (até o irmão é saudável) e talz, o que é certo: manter este mundo onde todos se deram bem ou voltar pra casa?
      Pois é

      Excluir
    2. Tbm percebi isso, e achei a historia legal por essa situação, ficar em um mundo magico ou voltar para a realidade......isso fez com que o jogo fica-se mais serio, ainda mais com a questão de algumas personagens serem só magia, basicamente não existem........é que nem ficar preso em uma ilusão.......o que me decepcionou um pouco foi o FFTA 2, para nitendo ds, a historia poderia ser mais profunda,(apesar estar começando uma guerra, alguns personagens tem historias tristes ), talvez seja só a visão infantilizada do personagen principal, talvez o mundo magico seja serio e cheio de problemas, mas ele não percebe isso ¬¬,porem ainda assim é divertido ^^

      Excluir
  2. Melhor jogo do GBA é um remake. Final Fantasy VI, do SNES. Jogos de RPG são os únicos que sobrevivem ao tempo, pois não dependem tanto de gráficos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de jogos antigos pq são bem feitos e não são esquecidos por completo apesar de não serem da minha época meus favoritos são Chrono Trigger e Castlevania Harmony Of Dissonance

    ResponderExcluir
  4. bem, meus favoritos aki são o castlevania: Aria no sorrow, q foge da historia da familia belmont e tem seu sistema de almas. FF tatics advance: parece ser meio infantil mas historia compensa muito e seu sistema de batalha é legal.

    ResponderExcluir