Review - Castlevania : Aria of Sorrow (GBA)


Em 2001 a Nintendo lançou o Gameboy Advance e houve uma explosão de títulos. Especialmente remakes/relançamentos ou seqüencias com a mesma engine. Ao contrário da maioria, IGA e seu time lançaram três jogos de Castlevania em dois anos, todos diferentes em história, execução e gráficos. O último deles é o Aria of Sorrow.

A história

O ano é 2035, o estudante Soma Cruz está fazendo intercâmbio no Japão e vive perto do templo Hakuba, onde sua amiga de infância Mina mora. Ele vai visita-la durante um eclipse solar e ao passar pelos portões do templo acaba sendo transportado para um lugar desconhecido. Quando acorda, Mina o acalma e ele conhece Genya Arikado, que explica que estão dentro do Dracula e que se Soma quiser salvar a própria vida e a de Mina, ele tem que ir até a sala do trono.



Para a sorte de Soma ele despertou um poder chamado "Dominância" em que ele pode absorver e utilizar as almas dos monstros do lugar. Sem conseguir maiores informações, Soma explora o castelo, eventualmente conhece outros personagens como o missionário Graham, J, Hammer e Yoko Belnardes e aos poucos a história se desenrola.



Seguindo a tradição de Symphony of the Night, ao chegar em uma parte do jogo há a chance de fazer três finais diferentes dependendo se seguiu as dicas in-game ou não. Com um dos finais ruins libera um modo extra.



Soma é um dos raros personagens jogáveis da série que não é um Belmont, mas sim um adolescente moderno e como tal ele tem reações diferentes do seu protagonista de Castlevania comum. Tanto ele quanto o resto do elenco são bem interessantes e são fáceis de se apegar. Por isto mesmo o IGA fez o Dawn of Sorrow, de tanto que ele gostou do Soma, que também é um dos favoritos dos fãs.



O jogo

Justamente por não ser um Belmont, Soma tem muitas armas assim como Alucard no SotN. Elas vão desde espadas, machados, armas de fogo e outras menos convencionais, mas ele não usa escudos como seu "antecessor". Mas a principal novidade é o Tactical Soul System, que é um exemplo muito eficiente de como integrar a história com sistema do jogo.



Ao derrotar um inimigo há uma chance que ao invés de um equipamento ou item de cura Soma absorva a alma deste. As almas se dividem em "Red Bullet", "Blue Guardian" ou "Yellow Enchanted". As Bullets são como as sub-weapons clássicas da série; as Guardians normalmente alteram os status, invocam familiars ou fazem algum efeito variado com um custo adicional de mana; e as Enchanted são utilizadas automaticamente e são de suporte. Só se pode utilizar um de cada tipo por vez, com excessão das cinzas que funcionam como as relíquias de SotN.



O sistema é muito intuitivo e fácil de usar, os controles respondem bem e a menos que esteja em uma área mais difícil ou não tenha um equipamento apropriado o jogador não terá dificuldades. Como era de se esperar, o jogo tem muitos elementos para colecionar e até recompensa o jogador com algumas linhas de dialogo extras ao coletar todas as almas.




Gráfico

De novo os gráficos foram refeitos. Há alguns re-aproveitados de Dracula X, mas são poucos. Eles estão muito bem-definidos, Soma e um dos outros personagens jogáveis tem muitos quadros de animações (o outro é Simon Belmont estilo NES apenas para o modo Boss Rush). Os monstros variam bastante de tamanho e a maioria também tem vários sprites.



Os cenários vão desde visuais mais simples até mais complexos. A maioria segue o padrão normal de "castelo" e não há muito o que falar. Mas cada área é diferente e muitas salas são únicas.



Os chefes fariam muito. Alguns são muito grandes e cheios de detalhes e outros são bem sem-graça. Há efeitos especiais mas nem todos são memoráveis. Não que seja algo ruim, é praticamente impossível fazer um jogo sem cair em algum clichê ou fazer todos os chefes especiais e boa parte disto não é culpa do jogo.



O GBA é um sistema um tanto limitado, tanto pela paleta de cores, memória e espaço. Pela quantidade de material gráfico que este jogo tem os programadores fizeram um pequeno milagre.



Som

O GBA sem dúvida é um sistema muito limitado: os sintetizadores são terríveis e todos os dados tem que ser bem comprimidos. Mas neste ponto AoS também se destaca: além de ter belas composições musicais também há vários clipes de vozes: Mina tem vozes diferentes para começo e final de dialogo, Soma reclama incomodado quando recebe golpes que seriam fáceis, alguns monstros tem vozes...Tudo em japonês, é claro.



Conclusão

Talvez não seja exagero que o Aria of Sorrow seja um dos melhores "Metroidvanias" já lançados. Com um uso eficiente dos recursos do console e uma boa quantidade de detalhes é um jogo que não pode faltar na coleção de quem tem um GBA, de um fã de Castlevania ou que curta um bom jogo de ação 2D.



Leia a versão antiga da review aqui

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2 Comentários

  1. O primeiro Castlevania para GBA foi memorável...o segundo nem tanto, mas este com certeza mostrou o que é um Castlevania classe A para portátil!
    Sério este game é perfeito...e jogá-lo em um portátil era ainda mais divertido, mesmo que ficasse perdido por ai no castelo a jogatina nunca era em vão pois sempre conseguiamos novas almas! Fora descobrir qual alma usar em certos boss...o game era perfeitamente bem planejado...e mostrou que os portáteis da Nintendo são a casa ideal para a série.
    Ótimo review, me fez lembrar de um dos titulos que considero essenciais para o GBA!

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  2. esse foi o Castlevania mais bem bem feito para o GB Advance na minha opinião. além de se jogar com a reincarnação do Drácula, o game lembra muito SOTN(embora não se iguale) e só a parte de colecionar almas, já é suficiente para aumentar o gameplay. muito boa a matéria

    Hee-Hoo!!

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