Blizzard : Protestos e Reembolsos


"Este reino cairá, e das cinzas surgirá uma nova ordem que abalará as fundações do mundo!"


Uma das mais respeitadas produtoras de jogos está cada vez mais envolvida em problemas. Apesar do anúncio de uma arrecadação recorde, em 2019 a Blizzard despediu 800 funcionários e um dos fundadores deixou a produtora em abril. Em junho, um ex-funcionário fez uma postagem relatando um ambiente de trabalho terrível, com estagiários e recém-formados sendo forçados a trabalhar horas extras sem pagamento (o chamado “crunch”) e hostilidade entre departamentos. Mas nada comparado com os acontecimentos ocorridos em outubro.

Durante o campeonato mundial de Hearthstone, um dos jogadores da liga asiática chamado Blitzchung (Chung Ng Wai) vestia uma máscara em solidariedade aos protestos em Hong Kong e, quando os casters indagaram sobre isto e pediram para ele falar mais claramente, o jogador anunciou o lema dos protestos: “Liberdade para Hong Kong. Revolução da nossa era!”. Como resultado, Blizchung fora banido da competição por  “ofender uma porção do público, trazer conflito ou denegrir a imagem da Blizzard” e teve o seu prêmio rescindido, enquanto a Blizzard anunciou indignação e que defenderia os interesses e a honra da “nossa nação (China)”. Os casters também perderam o emprego. Estes eventos acarretaram protestos dos fãs pelo mundo inteiro: na liga das universidades americanas, com vários times abandonando a competição ou exibindo cartazes em protesto. Depois de algum tempo, não houve mais a transmissão das imagens dos participantes durante os eventos, apenas da partida. Fora do campeonato, as ações da Blizzard foram desvalorizadas e o serviço da battle.net estava congestionada pelo grande número de usuários desativando suas contas. Funcionários da empresa protestaram e o evento de lançamento do port de Overwatch para o Switch foi cancelado temendo repercussões negativas na parceria com a Nintendo. O congresso americano enviou uma carta para o CEO da Activision-Blizzard expressando consternação pela atitude anti-democrática. A punição de Blitzchung foi abrandada para uma suspensão de seis meses e ele receberia o prêmio referente a sua participação, e os jogadores americanos que também realizaram protestos teriam a mesma punição. Na mesma época um jogador profissional de Magic: The Gathering chamado Lee Shi Tian também protestou em favor a libertação de Hong Kong durante uma transmissão e não foi penalizado pela Wizards of the Coast.


Em novembro foi realizada a Blizzcon, e vários protestos foram realizados. Manifestantes vestidos de preto utilizando máscaras ou como o ursinho Pooh carregavam cartazes condenando a Blizzard do lado de fora, e dentro do evento vários cosplays de Mei Ling, uma personagem de Overwatch, tinham elementos associados aos protestos em Hong Kong incorporados. Em inúmeros momentos os apresentadores eram interrompidos por protestos e vários participantes que tiveram a oportunidade de falar ao microfone proclamavam palavras de ordem como “Liberte Hong Kong”. Mas um momento que foi extremamente controverso foi o discurso do presidente da Blizzard, J.Allen Brack.
(A) Blizzard teve a oportunidade de juntar as pessoas em um momento difícil em um evento de Hearthstone esport um mês atrás. Nós falhamos. Nós decidimos muito rápido e, para piorar a situação, demoramos demais para nos comunicarmos com vocês. Quando eu penso no que mais me entristece, são duas coisas. A primeira é: nós não fizemos jus aos altos padrões que estabelecemos para nós mesmos. A segunda é que falhamos em nosso propósito. E, por isso, eu peço desculpas e aceito a responsabilidade.
O pedido de desculpas de Brack foi considerado uma “non-apology”, um termo que se refere pedido de desculpa que não é um pedido de desculpas. Há certas palavras-chave, mas as únicas coisas que foram admitidas foi uma tomada de decisão precipitada e a falta de clareza. Não foi dita nenhuma palavra sobre a punição de Blitzchung, a censura da liberdade de expressão, e nem aos eventos que causaram toda a situação.  J.Allen Brack é o sucessor de Mike Morhaine, porém ele faz parte da Blizzard desde 2006. Um de seus momentos mais emblemáticos foi na Blizzcon de 2015, quando um fã indagou sobre a possibilidade de um servidor dedicado a World of Warcraft Classic ou expansões anteriores. A resposta? “Não. E, por sinal, você não quer isso. Você acha que você quer, mas você não quer.”  Em abril do ano seguinte ano a Blizzard entrou com uma ação contra o servidor privado Nostalrius, que contava com 800.000 contas registradas e 150.000 jogadores ativos em seu auge enquanto a popularidade do servidor oficial e suas assinaturas mensais estavam em declínio, contradizendo a declaração. Três anos depois, em 2019, finalmente a Blizzard criou o servidor oficial de WoW Classic -- que dobrou o número de assinaturas mensais. Segundo relatos, as equipes da versão classic e da versão principal são consideradas rivais ou até mesmo inimigas dentro da empresa, competindo por recursos. Menções a Final Fantasy XIV, o principal competidor, são proibidas. 
Ainda na Blitzcon de novembro de 2019 houve o anúncio de vários projetos que distraiam a atenção do público presente: Diablo IV está em produção; Overwatch 2 também está em desenvolvimento, mas deixou dúvidas: se trata de um título a parte ou uma expansão? Houve menções que alguns mapas e modos competitivos terão compatibilidade com o jogo original, deixando os presentes confusos. Mas o destaque foi Warcraft II Reforged. Um trailer anunciou novas cenas cinematográficas, novos gráficos e várias melhorias como aprimoramento da interface e algumas mudanças nos diálogos para melhor consistência com a história apresentada em WoW e câmeras diferenciadas para cenas mais imersivas. Pré-vendas foram um grande sucesso e os fãs estavam otimistas: depois do sucesso do StarCraft Remastered, fazia sentido relançar um dos maiores sucessos da empresa.

Entretanto, quando o jogo foi lançado no final de janeiro de 2020, várias das promessas feitas não estavam presentes: apesar dos modelos e texturas novas, as animações não foram refeitas, o que faz os personagens parecem se mover em câmera lenta. As mudanças nos mapas foram mínimas a nenhuma e apenas a animação de abertura foi refeita, enquanto as outras foram apenas redimensionadas. Até mesmo uma das cenas no final renderizada pelo próprio game tem uma qualidade inferior ao original. Além dos problemas gráficos, Warcraft III Reforged também sofria problemas para conectar partidas online, com torneios oficiais sofrendo problemas técnicos e uma das partidas precisou ser reiniciada três vezes, com o participante que estava perdendo nas duas primeiras rodadas “aprendendo” a estratégia do seu oponente e tirando vantagem desta oportunidade. Vários usuários começaram a pedir ressarcimento do jogo, com a Blizzard banindo usuários que mencionam isto nos fóruns oficiais. Após algum tempo, com o número crescente de pedidos de devolução, a empresa começou a simplesmente automatizar o processo: pediu, recebeu o dinheiro de volta.
Outro ponto controverso foi a mudança dos termos de serviço com os mapas customizados: antes os criadores tinham alguns dos direitos, mas agora todos os mapas e conteúdo criados por fãs pertencem exclusivamente a Blizzard. Talvez isto seja uma consequência ao ocorrido com a versão original do game quando o mapa DOTA foi um sucesso estrondoso e seus criadores foram contratados pela Valve, que registrou os direitos da criação. Como resultado, a Blizzard e a Valve entraram em uma batalha jurídica que foi resolvido em um acordo. A Valve lançou o extremamente popular DOTA2 e a Blizzard publicou o Heroes of the Storm, que não alcançou o mesmo sucesso de seu rival. Um dos piores aspectos de Warcraft III Reforged foram as mudanças retroativas que afetaram a versão original do game. Vários modos que estavam presentes há cerca de 20 anos foram removidos, como clãs, torneios automáticos, jogos offline, classificações e até mesmo mapas customizados pararam de funcionar. Até mesmo quem optou por não atualizar o seu jogo foi afetado pelas mudanças. Warcraft III Reforged se tornou o jogo com a pior pontuação no metacritic: atualmente com uma nota de 0.6 com 30296 análises de usuários e 59 na opinião de 46 críticos, é um dos títulos mais controversos do ano, sendo superado recentemente por The Last of Us Part II. 

Na mesma época uma versão inacabada de Starcraft Ghost, um projeto que passou anos em desenvolvimento e passou por várias equipes até ser cancelado discretamente em 2014 durante uma apresentação, como um dos títulos listados pela Blizzard em uma retrospectiva da empresa. Em um primeiro momento a Blizzard tentou remover vídeos no youtube demonstrando o jogo em ação, porém uma versão mais completa do game surgiu em sites de torrents e se espalhou rapidamente. Pessoas ligadas ao projeto confirmaram a veracidade destes arquivos e informações do projeto conturbado vieram a tona. A falta de uma visão coerente e foco foram alguns dos fatores principais que levaram o projeto a perder força, levando ao cancelamento 12 anos após o anúncio do título.



Recentemente, com os protestos nos Estados Unidos após a morte de George Floyd a Activision-Blizzard publicou uma nota em solidariedade, provocando uma série de respostas relembrando os acontecimentos do torneio de Hearthstone em outubro do ano passado.
Mês passado (junho de 2020), um outro jogador de Hearthstone foi banido dos eventos porque sua esposa foi uma das 800 pessoas demitidas pela Blizzard e critica as políticas da companhia com certa frequência em seu twitter. Janne Mikkonen, conhecido como Savjz, é um jogador profissional que também mantém um canal no youtube e no twitch dedicados ao esport. Em um contato recente com a Blizzard, foi dito que ele e sua esposa, Christina Mikkonen, não são bem-vindos aos eventos de Hearthstone. Tudo isto aconteceu após Christina criticar uma postagem no twitter anunciando uma vaga de emprego após a demissão em massa.
Após Christina realizar uma postagem revelando a situação e a publicação viralizar, um representante entrou em contato com Savjz e pediu desculpas em mensagem privada, dizendo que receberam informações equivocadas de um dos responsáveis pela comunidade. Porém, no dia seguinte uma nota foi publicada culpando Savjz pelo ocorrido. Após um segundo pedido de desculpas, todas as restrições a Sajvz e sua esposa foram revogadas e o jogador apenas quer continuar a jogar e deixar toda esta confusão para trás.
A Blizzcon deste ano foi cancelada por causa da pandemia, e há previsões do lançamento regional de Diablo Immortal na segunda metade de 2020 e hoje, dia 8 de julho, foi realizado uma transmissão ao vivo com os produtores revelando maiores detalhes da próxima expansão de World of Warcraft, Shadowlands. Apesar de toda a publicidade negativa e a COVID-19, o CEO da Activision Blizzard , Bobby Kotick, prevê um bom ano fiscal ultrapassando as expectativas. Uma reunião com os investidores está prevista para agosto.
Fontes:
https://time.com/5702971/blizzard-esports-hearthstone-hong-kong-protests-backlash-blitzchung/https://www.theguardian.com/games/2019/nov/08/blizzard-blizzcon-protest-hong-kong-world-of-warcraft
- https://www.youtube.com/watch?v=CscJ58tRcEo
-  https://www.businessinsider.com/blizzard-apology-blizzcon-blitzchung-hong-kong-china-2019-11
https://variety.com/2019/digital/news/blizzcon-protest-activision-blizzard-hong-kong-blitzchung-1203387207/
https://www.eurogamer.net/articles/2020-02-04-blizzard-addresses-fan-complaints-following-controversial-warcraft-3-reforged-launch
https://www.forbes.com/sites/erikkain/2020/01/30/warcraft-3-reforged-is-a-disaster--heres-why-fans-are-so-upset/https://screenrant.com/warcraft-3-reforged-tournament-disconnect-issues/
-  
https://www.pcgamer.com/warcraft-3-reforged-launch-was-a-hard-week-blizzard-president-says/
https://twitter.com/ZerinaX/status/1275503655601369088
https://twitter.com/Savjz/status/1275504728332357632
https://twitter.com/Slasher/status/1275592281236660227
https://twitter.com/Slasher/status/1275598945427824641
https://twitter.com/ZerinaX/status/1275874275908444160
https://twitter.com/Savjz/status/1275655188435677185
https://www.fool.com/investing/2020/05/11/activision-ceo-were-on-track-new-releases-2020.aspx

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