Review : Detective Pikachu (3DS)



Existem inúmeros spin-offs da série Pokemon, e alguns são bem diferentes dos RPGs da série principal. Um destes títulos é Detective Pikachu, um adventure que eventualmente foi adaptado em um filme live-action com Ryan Reynolds. Desenvolvido pela Creatures, uma companhia afiliada da Nintendo e famosa por fazer a modelagem dos Pokemons em vários titulos da série.




A história segue um jovem chamado Tim Goodman após o desaparecimento de seu pai, Harry, um detetive particular em Ryme City. No caminho para a agencia onde Harry trabalhava, Tim acaba se deparando com um Pikachu bastante incomum: além de ser viciado em café e doces, por algum motivo o garoto consegue entender o que o pokemon fala! Com sua voz grave, Pikachu eventualmente explica que ele era o parceiro do pai do Tim, mas perdeu a memória no mesmo acidente em que Harry desapareceu. Ao chegar a agencia, o chefe aconselha Tim a deixar a policia investigar o caso, mas o jovem está determinado a descobrir a verdade e, junto com Pikachu, os dois decidem checar as anotações deixadas por Harry em busca de pistas e descobrem um misterioso frasco e um mapa com alguns lugares marcados.



Dividido em capítulos, o game é um adventure voltado para um publico que não está acostumado com as logicas absurdas do gênero,  em um estilo similar a série Ace Attorney: quebras-cabeças de inventário são raros e boa parte do game se resume a entrevistar pessoas e seguir as pistas.
A mecânica mais importante do título é o caderno em que Tim anota as descobertas. Tudo que é relevante, como pontos importantes de uma entrevista ou objetivos, pode ser acessado na tela de baixo. Durante o game, o ícone do Pikachu irá piscar e ele irá propor uma observação ou um puzzle que indica ao jogador que os objetivos até aquele momento foram alcançados e ele pode prosseguir ao próximo objetivo. A maioria destes prompts são simples e intuitivos, fáceis de resolver se o jogador prestar atenção. Se por algum motivo o jogador é incapaz de resolver o problema, há um botão em que o jogo mostra a solução sem nenhuma punição – basicamente, um botão “anti-frustração” caso a pessoa jogando empaque e queira continuar. 



O jogo também conta com QTEs, a grande maioria deles podem ser refeitos até conseguir passar, mas em alguns a cena continua refletindo o resultado. Por exemplo: se o jogador falhar em apertar o botão para Tim aparar a queda do Pikachu, ambos caem no chão.  Não se trata de um título voltado para ação, estas cenas apenas servem para dar um pouco de emoção e são focais perto do final da aventura, especialmente em um momento em que os dois protagonistas tem que infiltrar um depósito e durante a confrontação final.



Os cenários são coloridos e variados, desde ruas e laboratórios, até uma ilha tropical e um navio. Existem várias animações, todas com uma dublagem excelente e todos os personagens são cheios de personalidade, especialmente o titular detetive Pikachu --- que faz questão de ser chamado de “great detective  Pikachu” e tem seu próprio bordão, que ele repete sempre que tem uma ideia brilhante. O único aspecto que pode causar estranheza é a mudança do estilo nos personagens humanos: ao invés de seguir o estilo da Gamefreaks, as pessoas tem uma estética mais cartoon que, embora dê mais variedade às feições alguns modelos podem parecer esquisitos se olhados de um ângulo diferente. Um exemplo é o nariz do personagem principal visto de perfil, mas isto é uma critica pequena se comparada com os gráficos em um todo, especialmente em um 3DS. O jogo é vibrante e detalhado, e todos os pokemons presentes são bem charmosos.




O maior problema, entretanto, é o final. A conclusão é pouco satisfatória, deixando uma ponta para uma possível sequencia. É literalmente um “parabéns, você resolveu este caso, mas ainda não acabou. É apenas uma parte de uma conspiração maior”, o que acaba limitando o impacto da narrativa.  


Mesmo assim, é um título bastante competente e a história utiliza o universo Pokemon em seu favor.
Existem alguns comentários durante o game em que parece sugerir que o próximo título teria uma conclusão similar ao filme, entretanto em Maio deste ano, no evento Pokémon Business Strategy Announcement, o CEO do The Pokemon Company revelou que uma continuação direta do jogo está sendo desenvolvida para o Switch e a conclusão será diferente do live action. Até o momento não há previsão de lançamento ou maiores detalhes.



Postar um comentário

0 Comentários