Review : Pokémon Let's Go Eevee (Switch)



Embora os games sejam uma forma de entretimento relativamente nova, o impacto cultural não seve ser subestimado. Em um espaço de tempo limitado, certos mascotes se tornaram tão famosos quanto um certo camundongo americano – e um destes mascotes é um roedor japonês. Hoje em dia, muitas crianças reconhecem o Pikachu e vários outros Pokemon, seja por causa dos desenhos ou graças a Pokemon GO no celular, mas a grande maioria não conhece a geração original.
É para estas crianças que a Game Freaks lançou Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee.


A história é familiar para fãs da série, mas ao mesmo tempo diferente: o personagem principal é chamado para o laboratório do Professor Oak (Professor Carvalho na série dublada) para ganhar seu primeiro Pokemon. Entretanto, ao procurar o professor o jogador é interceptado por um Pokemon selvagem: ou um Pikachu ou um Eevee, dependendo da versão, enquanto o seu rival adquire o outro inicial.



Ambos também recebem um Pokedex, uma espécie de computador portátil que automaticamente registra dados de Pokemons avistados ou capturados, e o objetivo da jornada é completar o registro regional, visitar outras cidades para enfrentar os líderes dos ginásios – treinadores especializados em um tipo de Pokemon – e se classificar para enfrentar a elite dos quatro, os melhores treinadores do mundo, e assim entrar no hall da fama. As coisas não são tão simples ou pacificas assim: uma organização criminosa chamada Team Rocket (Equipe Rocket) está atacando treinadores e roubando Pokemons para seus fins perversos, e estão terrorizando toda a região de Kanto.
De um modo geral, o jogo é bem similar aos originais e aos remakes no GBA, FireRed e LeafGreen,  seguindo a estrutura familiar existente nos últimos 20 anos, mas com novos elementos e algumas mudanças fundamentais: por exemplo,  o rival não é mais o Blue/Gary, mas sim um personagem novo chamado Trace que é bem menos arrogante e muito mais amigável (similar ao Hau de Pokemon Sun/Moon), enquanto Blue agora se tornou um mentor que aparece de vez em quando para ajudar os dois novatos.




Let’s Go também marca a estreia dos vilões introduzidos no anime: Jessie, James e Meowth. Eles não apenas substituem algumas batalhas com chefes, mas também protagonizam novos eventos e dão uma nova dimensão ao jogo.  Nas versões originais, o jogador chega em Lavander Town e vai investigar a torre, só para descobrir que precisa ir para outra cidade e recuperar um item para poder identificar os Pokemon fantasmas. Neste remake, o trio da Equipe Rocket sequestra um Pokemon e você tem que resgatar o refém. São estas pequenas mudanças que dão nova vida a história e agradam aqueles que cresceram assistindo a série na TV. O game também introduz Archer, um dos antagonistas da sequencia direta, Gold/Silver, em um papel secundário.



O sistema  foi mudado de uma maneira radical: não há mais batalhas com Pokemons selvagens, apenas com outros treinadores. Para ganhar experiência, o jogador é encorajado a capturar novos Pokemons e envia-los para o professor, similar a Pokemon GO. As criaturas são visíveis no mapa e o jogador pode escolher se vai enfrenta-los para captura-los ou ignorar certos encontros, sendo possível realizar combos por captura e ganhar mais experiência.
A captura em si é simples: o Pokemon fica na tela, as vezes se movimentando ou atacando, e o jogador tem que arremessar a Pokeball no momento certo. As vezes a criatura escapa, mas é possível tentar novamente. No modo de handheld,  o jogo conta com sensor de movimento e é necessário centralizar o alvo para a captura. No modo dock, é necessário fazer o movimento de arremesso com os joycons e este método não é muito confiável. Este é um título focado no modo handheld, assim como as referencias a Pokemon GO.



 A conexão com o título do celular é tão forte que o Safari Zone foi substituído por um complexo focado em transferir os Pokemons capturados no celular para o Switch e vice-versa. Mas atenção: a transferência só pode ser realizada uma vez.  Por um lado, facilita conseguir Pokemons que só evoluem por transferências ou que não existem na sua versão do game, por outro lado força a pessoa a jogar outro título.
Um outro ponto de destaque é o parceiro Pokemon: ele sempre terá as melhores características e é possível interagir com ele, dando carinho, berries e brincando. As vezes ele pode entregar presentes ou demonstrar ações únicas, além de aprender técnicas secretas. Nos games anteriores, para avançar em certos pontos do mapa era necessário ter um Pokemon no seu grupo capaz de usar uma técnica especifica e algumas delas só podem ser ensinadas a certos Pokemons e ocupava espaço entre as os comandos que podem ser usados em batalhas, era bastante inconveniente.  Agora o seu parceiro é capaz de ativar a habilidade a qualquer momento.



Também é possível tirar outro Pokemon da pokebola e ter mais um companheiro na jornada. Alguns deles, como Rapidash ou Arcanine, podem ser montados para maior mobilidade e após se tornar campeão também é possível voar nas costas do seu Charizard (se o jogador tiver um). São pequenos detalhes que tornam a experiência mais interessante.



Os gráficos e o áudio são o de se esperar da GameFreaks: tudo é muito colorido e bonito, com vários detalhes de encher os olhos. Há um pouco de slowdown em Viridian Forest quando há muitos elementos na tela no modo handheld, nada que atrapalhe mas pode ser um pouco difícil evitar um confrontos não-desejados.
Este game foi feito para aqueles que foram introduzidos a série pelo game do celular e querem conhecer os games no console, ou para crianças mais novas – os filhos da geração que cresceu com os títulos originais. Se você é veterano da série, vale a pena experimentar apenas se a mecânica do Pokemon GO não te incomodar, caso ao contrário espere por Pokemon Sword & Shield.



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