Review- Where in the world is Carmen Sandiego (GEN)




Inicialmente feito para computador na década de 1980, esta é uma versão lançada para Mega Drive/Genesis de um dos games mais clássicos para pc. O conceito de Carmen Sandiego foi criado por Gene Portwood e Lauren Elliott, ex-funcionários da Disney, que criaram um jogo divertido como uma maneira de incentivar crianças a aprender geografia.







História
Carmen Isabela Sandiego, orfã e adotada pelo chefe da Agência de Detetives ACME. Cresceu rodeada de casos sobre roubos e foi assim tronou-se a melhor detective que a ACME já possuiu. O tempo foi passando e os casos começaram a ser cada vez mais simples para ela. Parecia que nada era o suficientemente difícil para a mente sagaz de Carmen. Foi por este motivo que ela deixou a agência e fundou a V.I.L.E. reunindo vilões de todo o mundo para juntos realizarem os roubos mais impossíveis já imaginados. 


Jogo
Neste game de mistérios, você é um detetive da  ACME e está encarregado de descobrir o esconderijo da famosa Carmen Sandiego e claro, conseguir capturá-la. Não pense que será fácil, há toda uma gangue (os membros da V.I.L.E. )envolvida em roubos de tesouros internacionais e para chegar até Carmen, terá que passar primeiro por eles. São 30 países e 90 tesouros nacionais que poderão ser roubados e cabe a você desvendar e solucionar os casos. Curiosamente, em dos casos, os projetos arquitetônicos de Brasília foram roubados do Rio de Janeiro!


O game inicia-se com o jogador sendo um agente recém-contratado da ACME dando logo de cara com o seu primeiro caso. A cada caso resolvido, fica mais perto de receber uma promoção. Os rankings começam de novato até o alto cargo de detetive: maior a posição alcançada , mais próximo estará de capturar Carmen Sandiego e mais difíceis serão os casos a serem resolvidos.



Inicie o game quantas vezes quiser, as chances de conseguir os mesmos casos na mesma ordem são mínimas. Então prepare-se para pensar e não tome nenhuma decisão precipitada ou isso poderá por em risco o caso inteiro. Cada caso é iniciado ás 7 da manhã de segunda com o prazo máximo para ser resolvido até ás 17 horas de domingo. Todas as ações do jogo possuem um gasto a ser descontado no seu tempo disponível.


Em cada cidade há 3 lugares possíveis para investigação, um aeroporto para viagens e uma espécie de computador usado para emitir o mandado de prisão. As pistas adquiridas durante a investigação são usadas para fazer a lista dos mais prováveis suspeitos até chegar no verdadeiro suspeito. Mesmo desvendando o caso, o jogador não será capaz de resolvê-lo se não tiver o mandado de prisão em mãos. E sem a ordem de prisão, a Interpol não pode prender o suspeito. Casos resolvidos assim não contam para o ranking e todo o seu trabalho será jogado fora.





As pistas podem ser a cor do cabelo do suspeito, algum hobby, detalhes de uma bandeira ou até mesmo um evento importante no qual irá participar. Saber distingui-las é fundamental e servem de auxílio para escolher os locais a serem visitados em seu próximo destino. Fazer visitas demandam tempo e tempo é algo que você não terá ao logo do game.


Som
Um dos pontos baixos do game. Há pequenos efeitos sonoros em situações bem específicas como estar bem perto do lugar onde se encontra o suspeito ou quando irá pegar o avião. Na maior parte do jogo não há exatamente uma trilha sonora o que acaba deixando o game monótono.


Gráficos
Apesar de possuir gráficos simples, há muitos detalhes a serem observados. O mapa é relativamente detalhado, há animações variadas para os comparsas da V.I.L.E, cada cidade tem uma imagem ilustrativa acompanhada de uma breve descrição . A tela principal é limpa e de fácil utilização. No geral, nada muito enfeitado ou confuso.




Conclusão
Where in the world is Carmen Sandiego é um game intrigante apesar de poucos efeitos gráficos e sonoros. Cativa muito mais por sua jogabilidade intuitiva e com recursos investigativos que estimulam o jogador a procurar mais informações a cada novo caso.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. taí um game que tenho que experimentar, já que adorava a animação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da versão pra GEN (q é a q ela fez o review) a versão original do PC é abandonware e Deza colocou um link logo no começo da review ;) Mas a versão 'deluxe' (melhorada) do PC ainda é comercializada, então já viu
      Eu tmbm adorava o desenho mas ainda tenho q experimentar o game

      Excluir
  2. Cara curto demais seu blog continue assim, acompanho desde o começo e apesar dos poucos acessos que aparenta ter, o conteudo é de extrema qualidade, sucesso e sorte amigo!

    ResponderExcluir