Review - Metal Slug X (PS1)


Já faz um tempo que fui convidada a participar do blog e finalmente aqui estou! Usarei a tag " White Mage " ( por falta de criatividade por não ter conseguido bolar nada mais interessante juntamente com o fato de WM ser uma das classes que eu mais curto no mundo de Final Fantasy ) para indicar os posts de minha autoria . Sem mais demora,seguimos para a primeira review. 

Desenvolvido pela SNK e produzido em 1999 para PS1, Metal Slug X é uma versão renovada do Metal Slug 2: bugs corrigidos, arsenal maior e mais elementos in-game. 




História

MSX ( ou 2 se preferir ) é a continuação do jogo anterior.Nosso queridão "vilão" do título anterior,General Morden, consegue escapar da prisão de segurança máxima e controí uma aliança com o povo de marte ( Mars People ) para conseguir dominar o mundo.No entanto, ao decorrer do game, o povo marte decide voltar-se contra o General enquanto isto ,inicía-se uma guerra na qual o PF Squad entra em ação para combater os alienígenas. Já ouviu a frase " o inimigo do meu inimigo é meu amigo" ? E mais uma vez nossos soldados especiais Marco Rossi e Tarma Roving, juntamente com duas novas recrutas,Fio Germi e Eri Kasamoto -ambas da Sparrows Intelligence Unit ,entram em ação. Bem que eu poderia enrrolar mais algumas linhas para que a história fique emocionante mas não. Realmente não há muito mais o que falar sobre isso.


Jogo

Há 4 personagens jogáveis:os 4 soldados ( Marco, Tarma, Eri e Fio ) sem muitas alterações entre si e podendo ser jogado por 2 players. Como é de se esperar em um game "run and gun" ( podendo ser traduzido como "corra e atire"), há armas. Muitas armas. Pistolas,facas e granadas são apenas seus armamentos iniciais; ao decorrer do game é possível conseguir armas como um poderoso lança-chamas até uma arma laser). 


Inúmeros  elementos do cenário podem -e devem- ser destruídos. Com tamanha destruição, é possível achar itens variados que irão auxiliá-lo na aventura através das  6 missões existentes. 




Corra e não deixe nenhuma múmia,morcego ou  alien pegar você e nem coma demais ou do contrário, irá sofrer os efeitos colaterais. (?). Peque muita comida em jogo e ficará obeso; seja tocado pelo veneno das múmias e uma você se tornará. A diferença não é apenas gráfica, seu modo de jogar também é alterado. Em ambos os casos há penalidades como a lentidão na movimentação e a perda das armas especiais. Mesmo com os perigos á solta, existem uma quantidade considerável de itens espalhados pelo cenários que faram os personagens voltarem ao normal. Muitos inimigos aqui sofreram modificação em número e posição em relação ao Metal Slug 2. 




Como se já não bastassem as armas, também há a presença de veículos como o Camel Slug - um camelo equipado com eficaz aparato mecânico- e Slug Flyer -um jato equipado com lança chamas e misseis- e o Slugnoid-uma máquina articulada. Isto sem contar com o SV-001, já introduzido no primeiro game.


Foi o primeiro game da série a introduzir npcs que ajudam o jogador tais como Hyakutaro Ichimonji, um prisioneiro de guerra que, quando é resgatado,lutará ao lado de quem o salvou enquanto atira bolas de energia ( sim, parece um hadoken) ou usará um super roundhouse kick nos inimigos; e Rumi Aikawa,uma sargento que carrega uma mala cheia de itens uteis ao jogador. Ao final de cada missão consta com a presença de um big boss sempre muito maior que o jogador.



E como se não fosse o suficiente, o modo de "Another Mission" é liberado após o game ter sido terminado. Teste suas habilidades no jogo aceitado os desafios propostos por este novo modo de jogo.




Gráficos

O jogo é totalmente feito em 2D e há um ar cômico em todas as imagens: das expressões faciais as formas dos aliens. Apesar de todo o cenário (e personagens ) serem pequenos deixando a impressão de que não há aprofundamento nas imagens, há muitos detalhes que passam despercebidos pelos olhos dos jogadores: como a movimentação do tecido das tentas ou os arqueólogos que examinam as paredes das tumbas. As explosões são um efeito a parte.Os estágios do jogos passam-se por vários momentos do dia : indo do amanhecer ao anoitecer.

 

Som

No geral, a trilha sonora escolhida combina com cada missão que é feita . No entanto, há uma forte presença do som das armas e dos gritos dos npcs, o que deixa o jogo barulhento em alguns momentos e fazendo com que a musica de fundo passe sem ser ouvida. Boa parte das músicas foram re-mixadas do título original Metal Slug 2.

Conclusão

Metal Slug X é um game que, apesar dos poucos pontos de história e enredo e ter Big-Bosses fáceis de passar , garante alguns bons momentos de diversão devido a sua fácil jogabilidade e elementos cômicos. 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Seja bem-vinda Tifa!
    Muito boa a sua primeira matéria, só faltou citar que é uma 'atualização' de uma das versões de arcade como a gente comentou, de resto está perfeito. Eu não sabia q era a primeira participação de muitos NPCs (mas tmbm nunca fui muito de jogar a série)

    ResponderExcluir
  2. jogava muito esse game. zerei ele nos arcades e no PS1... bons tempos

    ResponderExcluir