Review - MegaMan Battle Network Transmission (GC)


Megaman Battle Network Transmission é o único jogo da série para um console caseiro e também o único a voltar as origens: um jogo de plataforma.

A história

Um mês depois do Battle Network original a vida de Lan e MegaMan está tranqüila até que começa a surgir um boato sobre um vírus devastador chamado "Zero Virus". Não apenas o vírus em si é um problema como há um Navi misterioso distribuindo uma vacina falsa e causando ainda mais problemas.
É claro que por ser da série Battle Network a história é um pouco mais complexa, mas como este game foi criado voltado para um publico ainda mais jovem não é tão desenvolvida quanto as versões dos "action RPGs". Quem conhece as séries clássicas, pode saber o que esperar com o Zero Virus, mas o roteiro se baseia mais em rever velhos conhecidos da série Battle Network e conhecer 2 ou 3 navis novos.

O jogo

É um jogo de plataforma estilo MegaMan tradicional: pulos difíceis, muitos inimigos por todos os lados e chefes com fraquezas e estratégias próprias. São 16 chefes no modo história e outros 2 secretos.
Para ir em novas areas, Lan deve acessar computadores e terminais diferentes que são liberados depois de certos pontos de jogo e quando Mega encontra lugares para dar Jack Out ou derrota os chefes. Mas freqüentemente o jogador vai se ver passando por várias areas centrais para ir de um lugar ao outro.



O que faz deste jogo único é a habilidade de equipar Battle Chips. Além do Buster normal (que pode ser carregado), do pulo e da rasteira clássica, Lan pode enviar os chips que são conseguidos ao derrotar inimigos ou comprando na loja. As habilidades são bem parecidas com a contra-parte de GBA, só que adaptada ao estilo do jogo. Mega pode carregar até 5 chips diferentes por vez e mudar entre eles com os botões L e R. Quando eles acabam é só esperar a barra de Custom encher. Também há armaduras e atualizações para melhorar o MegaMan como aumentar a energia.
Não é um sistema muito intuitivo na primeira vez, mas com o tempo não é ruim de se acostumar. Quem acompanha a série pode até curtir a adaptação, mas quem não liga tanto só vai achar confuso. Outro ponto que pode afastar um pouco os jogadores é que é um game lento, com a maioria dos personagens se movendo não tão rápido quanto um jogo de plataforma deveria, nada que atrapalhe já que os comandos respondem bem. Como era de se esperar, é um jogo de plataforma do MegaMan então é um jogo difícil e desafiador por natureza, com muitas áreas complicadas de alcançar.



Gráficos

A engine roda em 3D com cel-shading e segue de maneira fiel o visual Battle Network. Colorido, com animações boas e excelentes texturas. Há poucos elementos de cenário mas a renderização em cel-shading exige o dobro de polígonos que um modelo tradicional então pode ser culpa do hardware e da engine em si.
Um dos pontos que me conquistou foram as animações do MegaMan. Todas as ações dele como a corrida e até mesmo os pulos foram baseadas nos sprites clássicos do NES, que dá uma sensação de nostalgia, ainda mais ao encontrar inimigos clássicos como Metools e Sniper Joes. Mas fora isto, não há muito o que falar (déjà vu?).



Som

O título conta com as vozes do anime em japonês. Além do óbvio de removerem todos os arquivos de som que Lan fala "RockMan" ao invés de MegaMan, o audio está intocado.
Além disto muitas das trilhas sonoras são remixes da série do GBA e da série clássica em techno. A area do FireMan e a do PharaohMan são fáceis de reconhecer e a grande maioria delas é simplesmente viciante.



Conclusão

Embora com potencial, MMBN Transmission se trata de um jogo mediano sem nada para destaca-lo. O jogo poderia ser mais ágil ou ter mais inovações, o que não ajuda muito.
Para quem gosta dos MegaMan mais difíceis ou das aventuras de Lan, pode ser uma experiência divertida. A história do Zero foi bem desenvolvida mas não chega a ser surpresa a maior parte do tempo. É um destes para se jogar uma vez, talvez tentar enfrentar o Bass e ficar por isto mesmo.


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