Review - MegaMan Powered Up (PSP)


MegaMan Powered Up (chamado Rockman Rockman no Japão) é um remake do primeiro jogo do robozinho azul do NES para o PSP lançado em 2006.
O jogo original foi o primeiro que a Capcom produziu especialmente para os consoles ao invés dos arcades como era costume da companhia em 1987.

O jogo

É um remake do original, então não tem segredo: no ano de 20XX há um grande avanço na robótica e o Dr Light cria os robot masters para ajudar a humanidade. Seu ex-parceiro Dr Wily no entanto rouba as criações e os reprograma para ajudar a dominar o mundo.
O robô-assistente de laboratório do Dr Light pede para ajudar e recebe uma atualização, ganhando uma armadura, um canhão chamado Mega Buster e a habilidade de copiar as armas dos chefes derrotados.



Agora existem diálogos antes de alguns chefes mas é exatamente o mesmo, inclusive o final.

O jogo

Para quem não conhece, em MegaMan o jogador tem o acesso a uma tela com as opções de fase para visitar. Cada um dos robot masters tem uma fraqueza a alguma outra arma então a ordem de derrota-los pode deixar o jogo mais fácil. Fora isto, todos os níveis tem o mesmo principio básico: passe por inimigos, pule em plataformas (algumas móveis ou que desaparecem), evite espinhos e outros obstáculos até chegar na sala do chefe.
Foi criada uma fase introdutória que é bem linear e só tem um ou dois inimigos, apenas para o jogador se acostumar com os controles. Também foram inseridos dois robot masters novos: TimeMan e OilMan. Fora isto o design das fases é exatamente igual ao NES com apenas algumas adições para usar algumas habilidades conseguidas dos robot masters.


Por ser fiel ao jogo original no começo do jogo MegaMan não tem a opção de dar slide (deslizar no chão) e nem de dar tiro carregado, isto pode ser liberado após completar alguns desafios extras ou comprar na PSN.
Ao derrotar os robot masters apenas com o Mega Buster, Mega consegue deter ele sem destruí-lo e o Dr Light consegue repara-lo. Cada personagem derrotado apenas com o buster se torna um personagem jogável com habilidades e falas únicas. Por exemplo, Cutman além de ter a tesoura que faz um movimento de retornar é capaz de dar pulo duplo contra parede, enquanto Iceman pode congelar os adversários no lugar e usa-los como plataforma. Completando os desafios (ou comprando) o jogador também pode usar Protoman (que só aparece em MegaMan 3) e liberar a Roll.


O jogo é dividido em dois modos: o modo arranged que tem todos os extras que já comentei e o modo original, que é uma versão fiel ao original sem os chefes extras e sem a tela ser widescreen. Também não tem os checkpoints e quando o MegaMan morre ele volta para o inicio da fase.
Como é de se esperar da Capcom, ainda mais em MegaMan, os controles respondem com perfeição e as fases tem um design sólido e desafiador.



O jogo também conta com um editor de estágios para criar seus próprios desafios e compartilhar com outros jogadores.

Gráficos

O jogo tem gráficos estilo SD (Super Deformed) com cabeças grandes, muitas expressões faciais e é tudo muito bem animado e fofinho. Há muitas cores e as imagens de fundo combinam com as fases.
Os novos estágios (OilMan e TimeMan) são óbvios (uma refinaria de petróleo no deserto e uma torre do relógio respectivamente) e tem alguns inimigos novos que combinam com o resto do jogo.


Som

A música do modo "Arraged/New Style" são remixes das versões originais, que já eram excelentes. As músicas na versão sintetizador do NES também estão presentes no modo "Original".
As vozes variam muito. Talvez eu que esteja acostumada com as vozes do Marvel vs Capcom e do anime da série Battle Network em japonês, mas por algum motivo não gostei das vozes dele e da Roll em inglês. Outro que eu achei que não combinou muito foi o Gutsman. E todos os personagens falam bastante ao serem atingidos ou usarem os próprios golpes.
Isto seria fácil de resolver se tivessem feito uma opção de escolher o idioma.


Conclusão

Cheio de extras e desafios opcionais, MegaMan Powered Up é um jogo divertido. Poucas pessoas já jogaram o jogo original do NES e menos ainda zeraram (é um jogo difícil), esta é uma ótima oportunidade para conhecer e se divertir com este clássico.


Postar um comentário

0 Comentários