Review - Fate/Stay Night (PC)


Enquanto eu fazia o review do Fate/Extra me sugeriram para falar do Fate/Stay Night original.
O jogo é um visual novel da Type-Moon lançado para computador em 2004 e desde então não parou de ter adaptações para animes, mangás, seqüencias e vários outros produtos. Ele nunca foi traduzido oficialmente para o inglês, possivelmente por causa de seu conteúdo pesado, mas a versão do grupo Mirror Moon é de alta qualidade.

A história

O jogo se passa no mesmo universo de Tsukihime, mas com acontecimentos e personagens não-relacionados. Este jogo é uma espécie de um simulador de encontros com um conto interativo, com longos textos narrativos. É um livro eletrônico com ilustrações de certo modo.
Emiya Shirou é um estudante de colegial que mora sozinho desde que seu pai morreu há alguns anos atrás. Trabalhador e honesto, ele gosta de ajudar pessoas e nunca recusa um pedido. Seus hobbies incluem concertar qualquer coisa quebrada como videocassetes e fogões, além de ser um ótimo cozinheiro. Além disto ele tem um talento inato de magia, mas era desencorajado pelo pai que nunca explicou o porque.
Um dia ao sair mais tarde da escola ele acabou presenciando uma luta fantástica entre dois combatentes e em um momento extremo ele acaba invocando um servo, entrando na Guerra do Santo Graal.



A Guerra do Santo Graal é uma luta entre sete magos; cada um auxiliado por um espírito heróico, uma lenda do passado; pela posse de um item capaz de realizar qualquer desejo. Apenas uma dupla pode sobreviver até o final, o que resulta em combates sangrentos.
Os espíritos heróicos são invocados dentro de sete categorias distintas, com suas especialidades e características próprias: Saber, Lancer, Archer, Caster, Rider, Berserker e Assassin. E justamente por serem figuras lendárias é normal preferirem se manter anônimos e usarem apenas o nome da classe. Shirou teve a sorte de invocar a classe considerada a mais poderosa: Saber.



Existem três rotas, um para cada heroína do jogo. As histórias tem acontecimentos diferentes e focam em explicações de diferentes aspectos da história. O jogador tem que terminar as histórias na ordem, começando pela Saber, Rin e termina com a Sakura.
- Fate : É a rota da Saber e conta a história básica do o que é o Graal, como funciona e alguns dos segredos mais sujos. Alguns personagens apenas aparecem mas são eliminados rapidamente, com maior participação em outras rotas. Infelizmente, esta rota só tem um final
- Unlimited Blade Works : É a rota da Rin e se foca no caminho percorrido pelo próprio Shirou. Embora ele tenha vários momentos de introspecção na rota Fate, esta contém ainda mais debates sobre o que é certo e errado, sobre ser obstinado e sobre ideais. Aqui há dois finais
- Heaven's Feel: A rota da Sakura é sem dúvida material de ame ou odeie. É totalmente centrada em violência explicita, sexo e corrupção da humanidade. É uma rota pesada em termos de conteúdo e com descrições de arrepiar. Ela conta as origens e a mecânica do Graal e da Guerra como um todo.

O jogo

É um visual novel então não há muito o que fazer: após longos textos haverá opções de decisões. Algumas não são muito importantes e são apenas para seu prazer, outras podem determinar sua compatibilidade com cada uma das heroínas e há várias chances de morrer com uma decisão errada.
Cada vez que o jogador morre tem a opção de assistir ao "Tiger Dojo" onde a Taiga e a Illya dão dicas de como sobreviver com muito bom humor.



Existe um menu de status com as informações que são atualizadas conforme o jogo. Toda vez que há uma arma nova ou uma descoberta importante sobre os servos um pop-up no canto inferior direito alerta o jogador.
A interação é limitada devido ao tipo de jogo que é, quem tem preguiça de ler com certeza vai detestar este título.

Gráfico

O gráfico deu um belo salto em comparação a Tsukihime. Agora os cenários são desenhados ao invés de fotos, os traços estão bonitos e há muitas expressões. Mesmo assim, se trata de um livro com algumas animações com efeitos gráficos durante lutas.
Cada rota tem uma abertura em anime diferente com músicas cantadas, isto é uma boa evolução.

Som

A versão original do jogo só tem as músicas que são bem agradáveis. Há alguns efeitos sonoros durante as batalhas e só isso.



Não recomendado para menores

Este jogo é um visual novel, que por definição é um título com cenas eróticas. Nas rotas Fate e UBW são moderadas porém na última existem cenas quase diárias.
A violência também é descrita em detalhes, e existem coisas verdadeiramente perturbadoras e não apenas limitadas a game overs.

Realta Nua

Uma versão foi lançada em 2007 para PlayStation 2 com os dialogo com vozes dos dubladores japoneses do anime. Esta versão também contém imagens extras e todo o conteúdo mais pesado foi removido. Existe um patch feito por fãs para adicionar este conteúdo a mais para a versão do computador.
As vozes são ótimas e foi tudo feito com muito cuidado. Um destaque especial o Shirou durante o Unlimited Blade Works e a Rider em Heaven's Feel.

Adaptações

O jogo foi adaptado para anime em em 2006 e contém 24 episódios. Ele segue a rota Fate, só adiciona a parte da Caster da rota UBW e um pouco de informação sobre a Sakura. Fora isto, foi uma adaptação muito boa.
Em 2010 foi lançado o OVA baseado na rota Unlimited Blade Works e segue de maneira bastante fiel em 2 horas de duração. Em 2014 esta mesma rota foi adaptada em anime, com duas temporadas totalizando 26 episodios e um OVA com um final extra.
A adaptação rota Heaven's Feel foi lançada em três filmes em 2017, 2019 e o último está previsto para 2020.

Mirror-Moon

O grupo de tradução fez um excelente trabalho com este material. Há uma quantidade absurda de texto, e eles mantiveram um excelente padrão exceto pelas cenas eróticas. Nestas partes a tradução é digna de umas boas risadas.
Uma pena que não conseguiram inserir um recurso que adicionaram em Kagetsu Tohya de pular estas cenas, mas tudo bem.


Conclusão

O jogo é uma excelente história com personagens cativantes e enredo complexo, mas é apenas isto: enredo, enredo, história e mais enredo. Ele é totalmente centrado em dialogos e textos. As descrições das batalhas são maravilhosas e o auxilio visual e sonoro aumentam ainda mais a imersão.
Mas para quem não gosta de ler, não tem um bom vocabulário ou prefere algo mais interativo, melhor jogar alguma outra coisa.


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