Review - Big Bang Beat - Revolve (PC)


Há algum tempo atrás fiz um review do Big Bang Beat 1st Impression, um jogo de luta baseado em um eroge-Tactical RPG chamado Big Bang Age, produzido pela Alicesoft. Neste ano foi lançado a sequencia, Big Bang Beat Revolve.

História
É difícil comentar a história, o fanbase do jogo é pequeno e ainda não há tradução disponível para nenhum dos três jogos. Neste caso parece ser uma continuação da história estabelecida nos dois primeiros jogos, já que os novos personagens jogáveis vieram diretamente do Big Bang Age. Na abertura há dois personagens que ainda não estão disponíveis mas foram prometidos para uma futura atualização.



O jogo

O estilo continua parecido com os jogos da Capcom e da Arc System, mas com algumas mudanças com relação ao 1st Impression.
Os personagens secretos do anterior estão disponíveis desde o começo e outros três personagens foram adicionados: Kinako, Gundan (Erika) e Kamui. Na atualização mais recente também há uma versão possuída da Senna, onde ela é controlada pelo espirito de um velho; além de mais uma outra personagem em uma futura atualização.



Um novo recurso de Revolve é uma espécie de combo breaker. Com três barras de especial e apertando os três botões de ataque é possível cancelar os combos dos inimigos. Existe uma versão reduzida e menos eficiente que envolve o bloqueio e apertar dois botões no momento que estiver se recuperando do bloqueio.
Por falar em mudanças o quarto botão não é mais o B-Gauge mas sim tem funções que variam de acordo com o personagem. Por exemplo Rouga manteve o B-Dash que pode ser usado para cancelar movimentos ou ser emendado com golpes, Agito arremessa uma faca, Burai usa este botão como se fosse a P-Gauge em termos de jogabilidade.



O Big Bang Break só pode ser ativado em Big Bang Mode e ao usar o Break irá cancelar o mode e esvaziar todas as suas barras, como os Last Arcs da série Melty Blood, mas como a sua barra só enche de coletar as joias é um tanto perigoso se ver sem barra nenhuma depois de errar um Big Bang Break.

Gráfico

Agora tem suporte wide screen e os cenários tem uma definição um pouco melhor. Há dois formatos de sprites: os normais e com um pseudo-alta resolução que é meio 'blur'.
Os novos personagens tem boas animações e se encaixam perfeitamente, o que não é bem uma novidade já que todos vieram do mesmo jogo.
Existem apenas dois novos cenários e todos agora tem recurso de zoom in e zoom out durante a luta e nada de especial. Os cenários continuam bastante estáticos e pouco interessantes.



Som

Segue o estilo do 1st Impression de seguir o estilo Guilty Gear. As músicas são boas, mas são "comuns".
O "problema" é que só a partir da primeira ou segunda atualização todos os personagens passaram a ter vozes. Difícil dizer se foi um descuido, algum problema da produção ou algo parecido, mas já houve problemas maiores em lançamentos.

Conclusão

A uma primeira vista parece que Revolve só ganhou personagens extras e uma abertura nova, mas as mudanças no gameplay foram menos que sutis. Com mudanças tão grandes faltou inserir mais personagens ou ainda mais cenários (ou animações nos cenários existentes).
O destaque deste novo jogo é que ele tem um modo de netplay incluído em suas atualizações, algo bem popular hoje em dia. Para um jogo tão aguardado faltou um pouco mais de novidade e menos patches.


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