MegaMan Star Force é sucessor da série
Battle Network então resolvi dar uma chance e testar. É um jogo para o DS, o que é ótimo já que eu tenho viajado muito e tenho pouco tempo para consoles ultimamente.
A história
200 anos se passaram desde Battle Network, e a sociedade está mais voltada a exploração espacial. O pai de Geo Stelar, Kelvin, é um astronauta que foi enviado junto com sua equipe para fazer negociações para estudar formas de vida alienígenas em uma estação espacial chamada "Peace". Porém, algo deu errado e faz 3 anos que a NAZA perdeu o contato com a estação e Geo entrou em uma depressão profunda que o levou a parar de ir a escola. Seus dias se resumiam a ter aula com um Navi e depois ir para uma área aberta conhecida como Vista Point para ver as estrelas.
Um dia um amigo do Kelvin, chamado Aaron Boreal, veio visitar a esposa dele (Hope Stelar) e deu ao garoto uma espécie de óculos chamado de Visualizer que pertenciam ao pai de Geo. Com estes óculos Geo pode ver ondas eletromagnéticas (EM Waves) e ver uma espécie de 'mundo' formado por elas (EM Wave World). Geo vai para seu lugar de sempre e é abordado por 3 colegas de escola: Luna, Bud e Zack. Luna, sendo a representante da classe, considera ser a obrigação dela insistir que Geo vá para a aula, mas ele consegue se desvincilhar deles.
No que Geo está lá, vendo o céu noturno uma espécie de raio cai em cima dele. Ao colocar o Visualizer, Geo pode ver uma criatura estranha com uma forma meio de fera. Ele se apresenta como Omega-Xis, ou "Mega", que é um fugitivo do planeta FM. Ele roubou um item chamado "Andromeda Key" e diz que sabe o que aconteceu com Kelvin, mas ele precisa da ajuda de Geo para poder lutar e se defender já que ele não tem um corpo fisico na Terra. Contra a gosto mas querendo saber mais do paradeiro do pai, Geo aceita a proposta deixando Omega-Xis viver em seu Transfer (uma espécie de computador que fica no pulso, similar aos PET). Obviamente outros FM-ianos vem para a Terra querendo recuperar a chave e isto causa muitos problemas para a dupla.
Ao salvar o grupo de colegas das garras de um inimigo, Geo não quer revelar a sua identidade e ao ver o canhão em seu braço (que é a cabeça do Omega-Xis), ele se identifica como "MegaMan"
Apesar das enormes linhas escritas, a história é bem simples e direta o tempo inteiro, não há surpresas. Na verdade é tão previsível que chega a ser um pouco sem graça. Geo é avacalhado por Omega-Xis, historia acontece, alguém fica deprimido e é possuído por um FM-iano. Problemas, zanzar um pouco pelo EM Wave World, entrar na dungeon dedicada e bater no chefe. Geo amadurece um pouco e o processo se repete.
Os personagens são clichês na sua maioria, desde esquisito paranoico, grandão burro que se sentiu diminuído, patricinha mandona, pobre cantora famosa e por aí vai. Geo as vezes é tão patético no começo que chega a ser irritante, mas o Omega-Xis avacalhando salva. No final do jogo, Geo está mais forte, corajoso e confiando na amizade (normal) e acontece tudo conforme o esperado.
O Jogo
Existem três ambientes no jogo: o mundo real, o EM Wave World e o mundo dentro das máquinas. O real e o dentro das máquinas são bem similares a série Battle Network, sendo que este último é similar aos computadores pessoais e maquinas de jack in.
O EM Wave World é como se fosse os caminhos das ondas eletromagnéticas pelo ar. Ao ativar o Visualizer (com o botão Y), Geo pode ver os caminhos e procurar uma espécie de distorção chamada Wave Hole onde ele pode se transformar em MegaMan. Como MegaMan, ele fica em plataformas no ar (as ondas propriamente ditas) com direito a batalhas aleatórias e tudo o mais. É a "Net" da série anterior só que por cima do mundo real.
As lutas acontecem completamente em 3D. Agora a perspectiva é por trás de Geo e há os Battle Cards na tela inferior e a batalha na tela superior. Com a stylus o jogador escolhe as cartas no sentido vertical ou ainda as cartas "brancas" que podem ser selecionadas a vontade antes de começar o turno. O botão A usa a card e o B atira o MegaBuster, como de costume, mas agora só se pode mover para a direita ou para a esquerda. Com o direcional para baixo, Omega-Xis vai entrar no modo de mira e quando o inimigo estiver no alcance dela, MegaMan irá dar um "dash" para frente ao ativar a Card. Isto é bastante útil para usar os golpes tipo Sword e outros de curta-distancia.
Depois de um certo ponto do jogo, MegaMan faz um pacto com um dos satélites guardiões (Leo, Pegasus ou Dragon), que depende da versão do jogo. Cada um dá um GigaCard único e a habilidade de se transformar baseado neste guardião.
Outro fator importante são as BrotherBands. Em termos de história, representa o poder da amizade e da confiança. Em termos de jogabilidade, cada "Brother" que Geo faz aumenta o HP e dá algumas habilidades em batalha. As vezes o rosto do personagem aparece na batalha como se fosse um card e ao tocar nele/a com a stylus um dos cards favoritos daquele personagem irá aparecer aleatoriamente para ser escolhido. Também é possível fazer BrotherBands com pessoas reais e ganhar bonus, mas apenas três por vez.
Fora isto há inúmeros mini-games que usam a Stylus e a exploração do mapa muitas vezes também exige o uso da tela de toque.
Gráfico
Há dois tipos de gráficos: os em 2D e os 3D.
É uma continuação natural da série Battle Network, então faz sentido que os gráficos sejam parecidos. Alguns designs de humanos são estranhos e só alguns FM-ianos merecem algum comentário.
Os modelos 3D são em cel-shading e cumprem seu papel. Muitos virus são versões "evoluídas" de já conhecidos e até mesmo a maneira que eles se comportam em batalha é bem similar. Mas não há nada para acrescentar.
Som
Com um processamento um pouco melhor, as músicas estão bem superiores mantendo a qualidade e aquela batida viciante que a Capcom gosta. O menu do jogo conta com uma voz sintetizada falando a opção que o jogador acessou, como "Save" ou "Battle Cards". Mas fora isto, não há outras vozes.
Há algum extra?
Se o jogador possuir qualquer jogo da série Network no slot do GBA pode acessar uma mini-side quest com uma aparição do MegaMan.EXE e ganhar um buster novo. Mas é algo bem decepcionante, não há inimigo exclusivo a esta missão e MegaMan conta apenas com um sprite e seu portrait.
Conclusão
Por algum motivo "Cavaleiros do Zodiaco" vinha a minha cabeça o tempo inteiro. As mudanças no sistema de batalha foram interessantes mas em termos de história e carisma de personagens (principalmente os secundários) deixa muito a desejar. Não há grandes surpresas e a única "grande revelação" é algo tão previsível que chega a ser irrelevante.
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