A história
Tudo começa quando o Dr Hikari é transferido para Cyber City para ajudar em uma exposição que vai abrir em breve e com isto a família inteira também se muda. Logo após arrumar as coisas, Lan resolve sair conhecer a vizinhança e acaba salvando uma garota de um cão-robô que estava sendo afetado por vírus. Lan se apresenta mas ela é tímida demais para responder de acordo e ele resolve deixar por isto mesmo. No dia seguinte, além de conhecer as maravilhas tecnológicas da cidade acaba tendo uma recepção bem "calorosa" na nova escola -com isto eu quero dizer ataque de Navi, é claro.
Enquanto isto uma organização misteriosa está atrás das lendárias Cyberbeasts, criaturas que o poder é tão imenso que são capazes de destruir toda a rede mas foram seladas há muito tempo atrás. Novamente Lan e MegaMan se colocam no meio do caminho e para evitar que roubem as duas criaturas, Mega consegue absorver uma delas (qual depende da versão) e adquire poderes terríveis, mas a alternativa consegue ser ainda pior.
Esta é a premissa do último jogo da série que tenta mudar de ares completamente mas é uma destas coisas que são só superficiais. Os novos amigos do Lan, Mick e Tab, são pouco desenvolvidos e servem apenas para mostrar como ele tem facilidade de fazer amizades novas, um deles é o dono da loja de chips e não tem nem mesmo um navi customizado mas definitivamente fariam falta se não existissem. Iris funciona como um interesse romântico, ou pelo menos "quase" já que o Lan continua péssimo em notar este tipo de coisa.
Os vilões variam muito. Yuika e CircusMan são muito similares a Madd e ColorMan em termos de "tema", embora a estratégia seja diferente. Metade dos operadores da "organização" não são muito inspirados e com pouca motivação. Dos 5 introduzidos, apenas 2 tem alguma história por trás.
O enredo se desenvolve sem grandes segredos até bem próximo do final, mas são coisas que são esperadas. A única grande surpresa fica por conta de um pouco mais de informação sobre o passado de dois personagens que retornam dos jogos anteriores e é uma verdadeira revelação.
Outra coisa que falha é que o Dr Hikari, supostamente um dos mais envolvidos na história toda depois de um certo ponto ele simplesmente some e não aparece até o final do jogo.
Spoilers?
Além do já citado fato do primeiro jogo, há um spoiler do segundo jogo e explicam os acontecimentos do final do Team Colonel. As séries mais antigas de MegaMan também pode acabar dando um spoiler para quem está começando a jogar este título.
O jogo
Há algumas novidades com relação ao quinto jogo, mas nada de muito diferente. Não há Dark Chips e nem as missões de libertação, mas o sistema de Double Soul foi melhorado.
Primeiro Lan precisa atender as "classes" de um personagem, são missões curtas controlando um outro Navi. Por exemplo, na versão Gregar o Lan controla o SlashMan em uma missão de achar vegetais e corta-los rapidamente até conseguir uma quantidade certa para a operadora pegar ingredientes. Após completar a missão, há uma luta contra o Navi que acabou de usar e depois disto MegaMan pode fazer uma Cross Change, adquirindo seus poderes, habilidades e fraquezas. Ao invés de sacrificar um chip apropriado, agora é só colocar o direcional para cima e isto irá abrir uma nova janela com a seleção das fusões disponíveis e dura a luta inteira a menos que seja atingido por um ataque do elemento o qual seja vulnerável.
E sempre que quiser, é só voltar para onde teve a aula para enfrentar o Navi de novo ou usa-lo para explorar a rede. Isto é importante em certos momentos da história e para liberar novas áreas.
Outra novidade é o Beast Out, em que MegaMan usa o poder do CyberBeast que ele absorveu. Esta mecânica é extremamente abusiva, já que não há fraquezas elementais e eles tem propriedades como flutuar pelos blocos (Falzar) ou ir em qualquer ponto do campo para o ataque funcionar (Gregar). O único porém é que se o MegaMan estiver muito cansado ele não vai conseguir se controlar e irá lutar por conta até o final da batalha, sem chips nem nada. Mas como a forma de beast é muito apelativa, nem precisa disto.
O sistema de jobs extras do segundo e terceiro jogo está de volta, exatamente do jeito que era antes. As redes únicas estão de volta e os desafios estão bem divertidos, sem se estender demais.
Há um pouco mais de ação no mundo real, com pseudo quebra-cabeças que são bem fáceis de resolver. E há vários momentos que dá mesmo uma sensação que Lan e seus amigos estão em perigo, só para variar um pouco.
Nesta versão também há conteúdo removido. Algumas redes estão mais curtas, mas nada que comprometa o jogo, e a maior parte das referencias de Boktai foram deixadas de fora. Com a queda da popularidade da série, resolveram não publicar Boktai 3 nos EUA e com isto acharam melhor tirar o material.
Gráfico
Re-fizeram de novo as imagens de retrato dos personagens, e o nível de detalhes voltou a ser mais próximo aos três primeiros jogos mas ainda seguindo o estilo do quinto. Os lugares estão bonitos e coloridos, as redes estão bem variadas e os Navis extras são bem interessantes mas também não há muita novidade neste departamento.
Som
Mais uma vez o som faz seu papel e nada mais. As músicas são agradáveis, os efeitos sonoros são eficientes mas nada que vá ficar martelando na cabeça.
Conclusão
Para o último jogo da série, é bem mediano. Não trás grandes novidades, os personagens novos mereciam um pouco mais de atenção e a mecânica dos CyberBeasts é quebrada. Não é que o jogo seja ruim, mas ele é bem..."morno". Para o último da série, merecia algo mais especial e com um acabamento um pouco melhor.
MegaMan Battle Network Series - The End
E assim acaba a série. Teve seus altos e baixos, mas teve uma história sólida, um estilo de jogo interessante e é bem divertido. O enredo geral é uma re-leitura da série original do NES com algumas novidades e funciona graças a dinâmica entre MegaMan e Lan. É uma ótima franquia que vale a pena dar uma conferida.
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