Review - Daraku Tenshi : The Fallen Angels - Arcade


Desenvolvido pela Steel Hearts e lançado pela Psikyo, The Fallen Angels é mais conhecido pelo nome japonês e tem uma pequena (mas forte) comunidade de fãs.
O jogo narra eventos ficcionais que um grande terremoto cortou a ligação da cidade de Esaka com o resto do mundo e com isto a população mergulha no caos absoluto. Então um versátil chefe do crime chamado Carlos consegue o controle da cidade e mantém uma dominância suprema. Mas há 8 "anjos caídos" que tem seus próprios motivos para derrubar este império.



A história não é de todo ruim para um jogo de luta, mas extremamente familiar. A maioria dos personagens também não são muito inspirados e quando vários funcionários da companhia foram para a SNK serviram de base para personagens de King of Fighters e Garou: Mark of the Wolves. São os 8 personagens já citados, mais um sub-chefe e o próprio Carlos. Por algum motivo o jogo foi lançado sem ser terminado e era para ter outros quatro personagens (sendo que um deles provavelmente seria um dos principais).
No principio o jogo era para ter história antes de cada luta, como indica alguns storyboards encontrados dentro dos arquivos da ROM mas ausentes na versão lançada. O jogo também foi lançado sem finais, o que deixa a situação ainda pior. Não que todos que joguem um game de luta vão chegar no final, mas é frustrante bater no chefe final e não ter nada como "prêmio"
Esta parte de "jogo inacabado" também se reflete na mecânica. Embora tenha o básico do gênero (barra de especial e uma barra de defesa igual a Street Fighter Alpha/Zero 3) é terrivelmente desbalanceado: o especial enche rápido demais, há golpes que tiram muito dano e outros são quase inúteis. A inteligencia artificial só sabe defender e dar super, raramente vai dar algum combo. A detecção de colisão é terrível e vai sempre dar preferencia para o computador.



Os gráficos do jogo são muito bonitos, embora com muitos tons desbotados, marrons, pretos e cinzas. Os personagens são clichês mas bem animados, em alta resolução e cheio de detalhes. Os cenários também seguem esta tendencia, com uma certa variedade entre si. Alguns tem até elementos interativos (especialmente o bar) mas que são apenas estéticos. Pode até ser um jogo não-acabado, mas o material presente é de qualidade.
Na parte de som os personagens são dublados por seiryus com uma certa fama no Japão e tem uma variedade razoável de clipes. O mesmo não pode dizer da trilha sonora, que é tão inexpressiva que se não prestar atenção é a mesma coisa que nada.
Enfim, no final das contas Daraku Tenshi dá para notar que é um produto interrompido durante a produção. Talvez se tivessem continuado poderia ser um grande jogo, um destes tesouros desconhecidos mas todo este potencial foi desperdiçado. Pelo menos chegou a ser lançado ao invés de ir parar no limbo.


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