Lista : Jogos sobre amizade

Para aproveitar a ocasião do "Dia do Amigo" resolvi escrever sobre os jogos onde a amizade ganha um destaque especial.
Não estou falando de "apenas citar", mostrar uma amizade ou outra, mas jogos em que a amizade é um elemento importante na história, uma peça fundamental para o enredo em si.
Não preciso citar o quanto que este artigo contem spoilers, correto? Ótimo.


Crisis Core : Final Fantasy VII

Este jogo é cheio de relacionamentos e amizade: temos Zack e Angeal, Zack e Tseng, Zack e Sephiroth, Zack e um monte de gente... Mas uma das demonstrações mais bonitas de amizade no jogo é o relacionamento entre Zack e Cissnei



Em vários momentos que Zack não estava bem, Cissnei estava sempre por perto para falar alguma coisa e fazer Zack voltar a ser o "filhote feliz de sempre". E mesmo sendo uma TURKs eficiente e fiel, ela estava disposta a correr riscos contrariando a Shinra para proteger seu amigo. Tseng também se revelou um amigo verdadeiro, ainda mais depois da morte do Zack fazendo o possível para manter a garota que o amigo amava a salvo.
Outra demonstração de amizade que foi uma surpresa foi a relação entre Zack e Sephiroth. A principio, Zack achava que Sephiroth fazia pouco caso dele, mas na realidade o veterano confiava muito no jovem SOLDIER e acreditava que se alguém tinha a capacidade de resgatar seus amigos queridos (Angeal e Genesis), este era Zack. E por causa de sua confiança absoluta nisto, Sephiroth passava missões difíceis, mas que poderiam leva-lo aos outros.


Disgaea 3: Absence of Justice

Os dois Disgaea anteriores falam do poder do amor. Aqui neste Disgaea o grande foco é a amizade, especialmente entre Mao e Almaz, mas também tem entre Mao e Raspberyl (embora com menos ênfase). No começo do jogo, Mao obriga Almaz a virar seu servo e o arrasta para cima e para baixo em sua busca de "se tornar um herói" para conseguir derrotar o Overlord (o próprio pai) que ele odeia por motivos .... Ahn, a importância disto é aberto a discussão.



Almaz logo nota o quanto Mao precisa de um amigo e faz o possível para ficar ao lado dele o máximo que puder (mesmo que vá contra seu próprio senso de sobrevivência), e chega a extremos para tentar ajudar não apenas Mao mas Beryl, Sapphire e os outros. Mao não percebe o quanto esta ligação é importante até bem perto do final do jogo (claro) quando reviravoltas terríveis começam a aparecer.
Também há a admiração da turma do Master Bigstar e a dedicação dele para com aqueles que o seguem. Claro que não há nenhum membro "não-anonimo" com o Master Bigstar, mas ele deixa bem claro em vários momentos que faria qualquer coisa pelos seus amigos.
A amizade entre os membros do grupo é tão grande que chega a comover vilões, produzir milagres e até mudar toda a Evil Academy (tá, não chega a tanto)


Final Fantasy VIII

Todo o mundo concorda que Final Fantasy VIII fala que amor supera barreiras e estas coisas, mas um dos grandes focos do jogo também é a amizade. Há muitos grupos de amigos neste jogo, com destaque do pessoal do orfanato, o trio do comitê disciplinar e o grupo do Laguna.
Muitas vezes a vida afasta amigos, mas é impressionante quando um grupo é unido as vezes acontece de ao se re-encontrarem a amizade retorna de onde parou. Claro, muita coisa muda mas as relações continuam as mesmas. Neste caso, até mesmo a amnésia induzida pelas GFs não altera em nada.



Mesmo antes de se lembrar do passado, Squall tem uma reação violenta ao ouvir que Seifer pode ter sido morto, ele fica completamente transtornado. Depois, arrisca o pescoço para salvar Zell na prisão e Selphie fica emocionada quando ele deixa transparecer que estava mesmo preocupado com a segurança dela e do grupo que foi em uma missão diferente.
Laguna e seus amigos enfrentaram uma guerra juntos, com grandes dificuldades onde eram eles contra o exercito inimigo em situações mortais, onde cada um apoia (e avacalha) o outro inúmeras vezes. Em alguns pontos eles se separam, mas voltam quando algo acontece e tudo volta a ser como antes.
Outro ponto alto é quando Seifer está perdido em sua obsessão pelas feiticeiras, mas seus grandes amigos Fujin e Raijin não apenas pedem para Squall salvar o amigo, mas também participam. Eles mostram que amigo não é só aquele que afaga sua cabeça quando você está mal e te dão apoio para enfrentar o mundo, mas um amigo verdadeiro também te dá bronca quando preciso.


ICO

As vezes não é necessário palavras para desenvolver uma ligação intima e profunda. Quase não há diálogos em Ico, e um não entende o que o outro fala, mas isto não é nenhuma barreira para Ico e Yorda.



Os dois personagens estão sozinhos em um enorme castelo sombrio em uma atmosfera opressora. Ico resolve ajudar Yorda simplesmente por ajudar, enquanto ela é completamente dependente da proteção dele. Eles pouco falam, estão sempre juntos cruzando os cenários hostis e acabam desenvolvendo uma relação como poucos. O jogo inteiro é uma narrativa sensível e muito bonita.
Na versão europeia um outro jogador pode controlar Yorda, dando ainda um pouco mais de vida a relação.


Kingdom Hearts - Série

A série Kingdom Hearts é inteira sobre amizade, e como todos contam uma única história, resolvi colocar todos em um só.
Existem vários círculos de amizades bem profundos neste jogo: Sora, Riku e Kairi; Sora, Donald e Pateta; Donald, Pateta e Mickey; Riku e Mickey; Roxas, Axel e Xion; Ventus, Aqua e Terra....E inúmeros outros.



Há várias mensagens diferentes sobre amizade. A força de laços verdadeiros, o medo de abandono, o quanto que as vezes basta um instante para uma amizade verdadeira surgir, o impacto que as pessoas deixam nas nossas vidas... Kingdom Hearts é como todos estão conectados, como a vida de cada um se liga com o outro e a força destas relações. Há laços fortes até mesmo entre os NPCs e os vilões.
Mas o jogo também mostra como sentimentos negativos ou excessos podem envenenar qualquer coisa.


Megaman Battle Network (série)

A série Megaman Battle Network pode parecer um de Megaman inspirado no jeito Pokemon de ser, mas tem uma história de amizade e confiança bem profunda. Os principais são Lan e Megaman.EXE mas o elenco de apoio também é bem unido de sua própria maneira.
Lan e Megaman estão sempre juntos, eles são parceiros inseparáveis. Lan tem uma alegria e energia contagiantes, sempre disposto a ajudar as pessoas, sempre capaz de manter a esperança. Já Megaman é a voz da razão, a responsabilidade, aquele que mantém os pés no chão e sempre tem coragem para enfrentar os desafios. Sempre que um precisa, o outro está lá para ajudar, mesmo quando o PET está fora do alcance. E nas lutas, um confia e precisa do outro, é uma relação total.



Existem outras relações também. Os amigos de Lan estão sempre dispostos a ajudar. Em várias vezes que ele se viu só, Mayl, Chaud, Dex e Yai estão prontos para ajuda-lo. Depois de um tempo até mesmo alguns vilões se juntam a turma. Similarmente, Roll, GutsMan, Glyde e ProtoMan ajudam Megaman sempre que podem e tem uma grande ligação com seus respectivos navegadores.
Os finais dos jogos do GBA são sempre bem focados na amizade entre Megaman e Lan, com algumas reviravoltas um tanto chocantes que ficaram de fora na versão anime.


Persona 2 : Innocent Sin

A sequencia é menos voltada para a amizade, envolvendo mais os temas de assumir seus erros e as responsabilides do mundo adulto. Já o Innocent Sin é 100% sobre amizade. É uma outra história em que um grupo de amigos retorna de onde parou, mas eram muito novos para se lembrar um dos outros e que não faziam ideia que se conheciam em primeiro lugar.



Persona sempre foi uma série que foca muito em conhecer a si mesmo, mas só é possível com a ajuda de amigos e ao ser verdadeiro com os próprios sentimentos. O jogo também fala de perdas, de como dói perder aqueles amigos próximos de maneira abrupta e cruel; de como a amizade pode transformar as pessoas em alguém melhor; como um grupo de amigos que se ajudam podem atravessar grandes dificuldades juntos.
No final do jogo, uma grande tragédia acontece. O que você faria: abriria a mão de conhecer os seus melhores amigos para salvar alguém? Até onde iria pela amizade?


Persona 3 Portable

Mais uma vez Persona apela nas relações interpessoais. Mas enquanto o jogo em si fala da fragilidade da vida e o "Carpem Diem", a versão Portable é um pouco mais centrada na amizade com a protagonista feminina.

O protagonista masculino sem a menor dúvida muda a vida de muitas pessoas, torna o grupo ainda mais próximo, mas mesmo assim ele é uma pessoa quieta, reservada. Já a garota é uma pessoa alegre, expansiva, sempre disposta a ajudar e animar as pessoas. Os novos eventos de relacionamentos são com o próprio grupo principal, o que aumenta ainda mais o entrosamento entre ela. Ela não é reservada, está sempre pronta para ouvir os amigos e comer uma boa pratada de ramen. Sério.


Persona 4

Mais um persona! Que novidade. Nesta versão antes de mais nada cada um tem que enfrentar o lado mais escuro de sua personalidade e se aceitar como é. E desta vez, apenas com seus amigos ao seu lado é possível superar esta parte de si mesmo (oh, espera. Persona 2 também teve isso)



Um dos pontos mais importantes do jogo é que apenas com ligações fortes, determinação e insistência se consegue alcançar a verdade. A verdade sem sempre é algo óbvio, existem muitos caminhos tortuosos com conclusões falsas, desentendimentos e problemas. Nem sempre a vida leva o rumo que queremos, muito menos é fácil e a verdade pode ser cruel, mas com bons amigos ao seu lado a verdade pode ser recompensadora.


Phantasy Star Portable 1 e 2

Ambos os jogos tem histórias bem diferentes mas um único objetivo: guiar o protagonista e sua parceira contra uma ameaça enquanto a ajuda a descobrir a si mesma.



O primeiro jogo fala de Vivienne, uma CAST recém-ativada e cabe ao protagonista ensina-la relações pessoais e o valor da vida. Dependendo de como for a relação deles, Vivienne pode ser alguém doce, gentil e cheia de consideração ou uma grossa e insensível. Na sequencia Vivienne aparece como uma personagem extra e fala sobre sua relação com o protagonista, como a ensinou que todos os seres são iguais e dignos de respeito, como a moldou no que ela é naquele ponto.
No segundo há Emilia, uma garota que não tem confiança em si mesma e está sempre irritada com o pai adotivo que não a compreende. Outras pessoas entram na vida do protagonista e Emilia, aos poucos todos vão mudando a atitude e formando uma grande família. O protagonista ajuda Emilia a mudar tanto que em um determinado ponto ela mesma não suporta ver a baixa-estima de uma outra personagem e é bem direta ao ponto (um tapa na cara e um sermão para mim é algo bem direto).
A amizade pode vir de várias maneiras, pessoas são diferentes entre si mas respeitando as diferenças e deixando a verdadeira amizade florescer qualquer coisa é possível. No segundo jogo a mensagem é ainda mais forte que no primeiro em alguns momentos.


Rule of Rose

As amizades podem não ser para sempre, mas há aquelas pessoas que deixam marcas em nós. Rule of Rose é sobre como a amizade pode ajudar alguém a superar uma situação miserável e desesperadora, o quanto que a natureza humana pode ser horrível e uma menina e seu cão.



Pessoas podem ser mesquinhas e cruéis, adultos podem ser assustadores até mesmo para outros adultos e sob uma liderança negativa qualquer um pode se transformar em um monstro. Inveja, ciúme, cobiça, egoismo. Sentimentos negativos podem transformar pessoas terríveis em algo ainda pior, criaturas desprovidas de qualquer coisa. Pessoas falsas se juntam com pessoas similares em uma simbiose perversa onde um usa o outro e há uma falsa sensação de amizade, mas não é difícil notar neste caso que um usa o outro e todos querem fazer a vida da pessoa que mais invejam miserável. O que Jennifer fez? Várias coisas na opinião delas, mas nada do que ela fez foi por mal, apenas acordou os lados sombrios de cada uma.
As vezes uma esperança pode vir de um lado inesperado. Pode ser um único amigo, um cachorro, ou oque for. Seus verdadeiros amigos jamais irão te abandonar, mesmo depois de terem partido.


Shadow of the Colossus

Já tivemos um "cão é o melhor amigo do homem" no anterior. Neste caso temos a fidelidade também inabalável de um cavalo.



Em ambos os casos há uma inteligencia artificial por trás dos animais, uma necessidade muito grande de servir seus mestres e uma cumplicidade impar. Em Rule of Rose Jennifer depende muito de seu amigo, Brown, e o Wanderer tem uma relação similar com seu cavalo, Agro. Eles passam horas cavalgando pelas enormes paisagens de SotC, sozinhos, caçando os colossi. Tudo é quieto, há apenas os dois e os sons dos cascos do animal e a respiração. Em algumas batalhas, Agro ajuda o Wanderer e sua participação é vital. Um dos momentos mais dramáticos do jogo é o que acontece com o alazão.
Animais também são fieis amigos, e alguns não medem esforços para agradar seu mestre ou ajuda-los como puderem. Apenas quem tem uma ligação com um parceiro como estes pode descrever a verdadeira sensação.


Tales of the Abyss

Os jogos da série Tales costumam ter várias mensagens ao mesmo tempo, mas uma das mais significantes no caso de Abyss é a amizade. Existem vários circulos de amizade: Jade, Peony e Saphyr; Ion e o grupo principal; Luke e Guy... E mais uma vez o jogo tem uma narrativa muito poderosa de como os amigos nos moldam no que a gente é. Isto é bastante claro ao observar os paralelos entre Luke e Asch. O jogo deixa bem explicito que se o Asch tivesse a chance de ter amigos bons e verdadeiros como Luke, é bem provável que ele seria uma pessoa completamente diferente.



Amigos podem até brigar, ficar irritados com as burradas que os outros fazem, mas um verdadeiro amigo é aquele que além de dar bronca quando precisa, sabe perdoar e ajudar a entrar nos eixos. É muito fácil cair fora quando as coisas ficam complicadas ou julgar, mas é muito difícil deixar o passado para trás e continuar com a cabeça erguida, ajudando aqueles que o cercam e a si mesmo a se tornar pessoas melhores.
Um amigo é aquele que tem fé, mesmo quando você perdeu a fé em si mesmo. Por mais que seja difícil, amigos tem esta confiança e verdadeiros amigos são para toda a vida.

E assim acaba esta lista (melosa) sobre amizade. Claro que existem muitos mais jogos que falam sobre isto. Tales of Symphonia, Breath of Fire IV, Final Fantasy Tactics Advance, Final Fantasy V, Wild Arms 2nd... Só para citar alguns mas Por alguma razão, estes que foram citados me marcaram e eu me lembrei deles na hora. A amizade pode ter várias faces, mas quando é verdadeira é dificil quebrar esta ligação. Quando o futuro é incerto, um verdadeiro amigo sempre estará lá mesmo não estando lá fisicamente.

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