Review - The Adventures of Batman & Robin - SNes


Feito pela Konami em 1994, era baseado na série Batman: The Animated Series (que por si só foi um marco na história de animação para TV), foi um dos três jogos de mesmo nome lançado no mesmo ano, cada um com estilos completamente diferentes e feitos por empresas diferentes.

A História

Cada nível funciona como um mini-episodio de TV, com uma imagem de título bem parecida com o original, uma introdução animada rápida falando o que está acontecendo e logo o Batman pode escolher o equipamento para levar na missão.
Existem vários personagens não-jogadores conhecidos da série, como o Comissário Gordon, a repórter Summer Gleeson, Alfred, Robin e vilões clássicos que vão desde o Coringa, Cara-de-Barro entre outros.




O Jogo

É um jogo de ação-aventura 2D onde o jogador controla o Batman por uma fase até chegar no vilão. Entretanto, as fases são bem diferentes, variando desde plataformas normais com inimigos, uma fase de perseguição a Mulher-Gato, uma com o Batmovel, um labirinto e até mesmo uma fase que é um puro Boss Rush.
Batman tem vários equipamentos ao seu dispor, como bombas de fumaça, batrangs, grapplers e shurikens, como era de se esperar do morcego. Ele também conta com vários movimentos que vão desde rolar no chão, pular nas paredes e vários tipos de arremessos. Existem vários momentos que é necessário grande habilidade e reflexos rápidos, como subir em um dirigível em movimento ou escapar de espinhos enquanto a parede se fecha.
Existem vários elementos tirados diretamente da série de TV, como alguns quebra-cabeças na fase do Charada, e certos equipamentos são vitais para a conclusão da fase.



Existem dois modos: Easy e Hard, mas como é de praxe ao zerar o modo Easy o jogo te recomenda tentar o Hard, não que tenha alguma diferença no final das contas. O jogo no modo fácil já não dá moleza, no difícil ele é imperdoável, especialmente no labirinto, que é frustrante não importa qual dificuldade.

Os Gráficos

A série de TV foi revolucionária pela qualidade visual, sonora e de conteúdo, este jogo não poderia ser diferente: cada fase é única, com cenários que variam de parque de diversões, museus, salões de festa com efeitos de reflexão, corrida pelos telhados e becos de Gotham... Sempre há algo para ver e o jogo capricha nos efeitos de hardware como zoom, parallax e tudo que tem direito.
Os inimigos comuns são bem trabalhados com várias animações, com um bom numero de ataques e uma variedade grande, dependendo do tema da fase.
É fácil reconhecer os vilões e cada um dele está muito bem caracterizado com todos os trejeitos possíveis. O Morcego-Homem está grotesco, Hera Venenosa está bem acompanhada de suas plantas e por aí vai.
Batman está um show a parte: suas animações são extremamente fluídas, sua capa tem movimentos bonitos e consistentes, é bonito de ver até mesmo ele correndo. E como os controles são bem precisos, é muito satisfatório controla-lo.



Som

Como era de se esperar, não há vozes além de grunhidos e algumas poucas digitalizações, mas estão bem representados: é possível distinguir a risada do Coringa e o som de cada um dos chefes, os inimigos comuns nem tanto.
As musicas estão bem parecidas com as da série, variando de acordo com os cenários e os momentos, se encaixando perfeitamente em um jogo tão bem-feito.



E o jogo de Genesis/MegaDrive?

Esta versão foi feita pela Clockwork Tortoise e é um "run 'n' gun" como Contra, podendo ser jogado com dois players (Batman ou Robin). Algumas áreas são side-scrolling shooter, e são quatro ao todo. O jogo é extremamente difícil, com efeitos especiais bem-feitos mas uma música horrível.



Ele tenta demais ser como um Gunstar Heroes, mas não tem nem metade da qualidade. É um jogo para se evitar.

Veredito

Sem a menor dúvida um dos melhores jogos do Batman e um excelente título de SNes, vale a pena ser jogado. O único defeito é que é relativamente curto - tem apenas 8 níveis - mas cada fase é única, com grande variedade. Qualquer jogador que se preza deveria tentar pelo menos uma vez na vida


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Uma ova...
    o Avventures Of Batman & Robin do Mega Drive
    foi considerado o melhor Batman de todos os tempos,
    sem falar que a velocidade do jogo
    e a quantidade de inimigos presentes
    seriam insuportáveis no snes, que tem uma versão bem lenta...
    Aff, o cara quer fingir que sabe de games, mas
    nem fazer comparação sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao acho que ele nao entenda, só acho que ele se expressou mal
      Em vez dele ter dito aquelas coisas deveria ter colocado antes da frase "Na minha opnião"
      Já que a versão do Mega teve respeito de muitos, é considerado um dos 15 jogos mais dificeis do Mega drive e o audio não é ruim, é pq a qualidade de audio do Mega é inferior ao da Snes

      Excluir
  2. Como dirigir o batmóvel na versão de snes

    ResponderExcluir