Em algum lugar do espaço, há um sol, e em torno dele orbitam três planetas, o sistema Gurhal. E neste sistema, vivem os humanos e outras três raças criadas por eles: os newman, com suas enormes habilidades psíquicas; os beast, com sua extrema força fisica; e os CASTs, androides de mais alta tecnologia.
Houve uma guerra entre as 4 raças que durou 500 anos, até q finalmente conseguiram a paz. Fazem 100 anos que a paz foi estabelecida, com um acordo entre as raças, em que os CASTs, com sua lógica infalível livre de emoções, manteria a ordem na política geral e cada planeta seria livre para ter o governo q quisesse da maneira q bem entendesse.
Em algum ponto da história, uma organização militar desligada ao governo, chamada de GUARDIAN, se iniciou, e criaram uma colônia espacial orbitando o sol. Nesta colônia vivem civis (a maioria parentes de GUARDIANs ou candidatos a) e os próprios GUARDIAN.
A história narra as aventuras de um jovem chamado Ethan Waber e começa numa comemoração pelos 100 anos de paz. Durante as festividades, a colônia é atacada por uma espécie de cometa, e monstros surgem, chamados de SEED. Como uma praga, rapidamente os SEED começam a infestar não só certas áreas da colônia, mas os outros 3 planetas.
A Alliance Military Force tem dificuldades de lidar com a praga. Será q Ethan e seus amigos conseguirão colocar um fim a esta ameaça?
É assim q começa a história. O mundo em si é relativamente pequeno, são trê planetas (Parum, o planeta dos CASTs; Neudaiz, o planeta dos newman; e Moatoob, o dos Beast) e a colônia espacial (GUARDIAN's Colony). Mas cada planeta é rico em sua própria cultura e desenvolvimento. Parum sofre com problemas racistas de supremacia CAST; Neudaiz tem uma religião muito forte, q é dominante por todo o sistema; Moatoob é uma terra de ninguém, dominada por rogues e autoridades corruptas.
O jogo se divide em missões de história e missões extras.
São 12 missões de história, onde se acompanha Ethan e seus amigos, são vários personagens peculiares e bem carismáticos. Acho que não teve UM personagem q eu não curti.
Temos o Ethan, q é sempre entusiasmado, sempre querendo fazer o certo, sem nunca desistir, mas ele não chega a ser um mala ou forçado. Também temos o Hyuga, com aquele sotaque xarope dele, tipo galanteador e sempre apaixonado, mas luta bem pra caramba. Há a Karen, uma newman q é instrutora dos dois anteriores, luta com i, par daggers e é incapaz de usar TECH (magia), o que é bem incomum para a raça. Há a Maya, uma pesquisadora e irmã adotiva da Karen, é a 'gostosa' do grupo e usa TECHs. Em seguida, temos o Leo, um beast muito gente boa, paciente e forte, um GUARDIAN exemplar. Temos Tonnio, q é um beast pequeno, parece um pirralho (e age como um), mas é um dos mais velhos do grupo (segundo o site, ele tem 25 anos). Há o headmaster Nav, um dos manda-chuva dos GUARDIAN, que é um CAST q parece um velhinho e se comporta como um (tem uns 180 anos) e costuma medir a proporção entre músculos e gordura das GUARDIAN mulheres apalpando a bunda delas (ou é o que ele ALEGA). Por fim, temos a Lou, uma CAST misteriosa, desprovida de emoções, mas parece uma bonequinha, e também provide alguns dos momentos mais engraçados do jogo (sem querer).
Há outros personagens, mas são estes o que você pode ter no seu grupo sempre, além de outras participações especiais. Durante o Story Mode, eles dão os Partner Cards, que você pode usa-los para chamar estes NPCs para ajudar nas missões extras.
Existem várias missões extras, q podem ser acessadas nas Flyer Bases dos planetas Parum, Neudaiz e Moatoob, ou pelos Linear Lines da colônia e de Parum.
São missões com objetivos simples, e são liberados conforme vai se jogando o Story Mode.
Todas as missões (story e extra) você está sendo 'avaliado', ganhando uma pontuação de acordo com alguns pré-requisitos como tempo (só quando aparece contador), quantidade de monstros mortos ou membros nocauteados. Conseguindo o rank "S", em geral você ganha meseta (dinheiro) extra e algum item raro. A diferença é q não dá para re-fazer missões do story mode, mas os extras pode-se refazer quantas vezes quiser.
O sistema de batalha é meio simples, na verdade. Como GUARDIAN, você tem 3 'classes' para escolher.
Como Hunter, pode usar as melhores armas de curta distância e algumas de longas. O Ranger sai melhor com armas de longa distancia e o Force seria o mago. O humano é bom em todas; os beasts em geral são melhores hunters mas não tão bons rangers; CASTs tem uma mira excelente, o que fazem deles melhores rangers e são péssimos force; e newmans são excelente em force mas são feitos de papel, não são tão bons hunters. Cada classe pode usar um grupo de armas e grades para cada, e pode-se aprender técnicas diferentes comprando/ganhando/achando os discos.
Com o botão quadrado você ataca normal, com o triângulo faz um ataque especial, com o quadrado pode mudar de arma ou usar item consumível, como Monomate ("Potion") e com o X costuma pegar itens ou falar com as pessoas.
As lutas são intensas, as vezes vem MUITO inimigo e você fica até meio perdido. Felizmente há armas e técnicas q ajudam a lidar com grupos grandes (eu costumo usar algumas armas ligadas com habilidades especificas para o que eu chamo de "Controle de População" ou "Brincar de Dynasty Warriors" e outras armas para chefes). Os chefes são bem interessantes, alguns requerem algumas táticas mais cautelosas, outros simplesmente partir pra cima.
Você também tem um 'Partner Machine', um robô q te dá informações do mundo do jogo, guarda seus itens (pode carregar no máximo 60 por vez) e sintetiza novas armas. Você acha o 'board', coloca os itens e manda ele fazer (sim, nada de pagar anão mala fazer os itens como em um certo RPG online). Também se pode evoluir sua máquina, dando itens para ele comer, e ele vai mudando de forma. No lvl 30 ele te dá o partner card dele e pode usa-lo em missões
Depois de 1 certo ponto, você ganha o Extra Mode, em que pode criar seu personagem de acordo com a raça e o sexo que você escolher, veste ele como quiser e vai fazer as missões extras, ganhando novos itens e outras coisas interessantes. Você também pode trocar de roupa quando quiser, tanto no Extra Mode tanto depois de 1 ponto especifico no Story Mode
Em termos de gráficos, ele segue um visual meio anime, com olhos grandes e cabelos multi-coloridos, mas extremamente detalhados e bem-feitos. Os cenários são caprichados, embora depois de um tempo fiquem um tanto enjoativos. Há várias cenas faladas, e a dublagem é muito boa por sinal.
Em música, todas elas casam muito bem com os ambientes, mas as vezes cansam por dificilmente mudarem. Todas as missões de Parum tem uma mesma música, por exemplo, só mudando nos chefes. Mas enquanto estiver matando as criaturas nem vai notar.
Tem o modo Network, q é online. Mas eu não tentei porquê meu PS2 não tem modem e tem q pagar 1 taxa mensal (lembro q não é caro, mas...)
Phantasy Star Universe é um jogo bem divertido, com história envolvente e personagens carismáticos. Também é altamente customizável, pode fazer armas do jeito que quiser e se vestir de acordo também. É um jogo q vale a pena.
- Inicio
- Noticias
- Analises
- _Sistemas
- __Playstation 4
- __PC
- __Nintendo Switch
- __Nintendo 3DS
- __Arcade
- __NES
- __Super Nintendo
- __ Gamecube
- __Nintendo Wii
- __Gameboy Advance
- __Nintendo DS
- __Playstation
- __Playstation 2
- __Playstation 3
- __PS Portable
- __Playstation Vita
- __Sega Master System
- __Sega Mega Drive
- _Gênero
- __Ação
- __Aventura
- __Beat'em Up
- __FPS
- __Dungeon Crawler
- __Luta
- __Plataforma
- __RPG
- __Tactical RPG
- __Survival Horror
- __Visual Novel
- __Outros
- _Séries
- __Castlevania
- __Disgaea
- __Final Fantasy
- __Megaman
- __MM Battle Network
- __Persona
- __Phantasy Star
- __Pokemon
- __Shin Megami Tensei
- __Tales of
- __Type-Moon
- __Quadrinhos
- _Ano de publicação
- __2020
- __2019
- __2017
- __2016
- __2015
- __2013
- __2012
- __2011
- __2010
- Recente
- Artigos
- Guias
1 Comentários
Ótima análise. Gostei muito desse Phantasy Star por ele ter uma história mais elaborada, e zerei ele no 360.
ResponderExcluir