Estava tudo calmo na Chocobo Farm. Shirma, a white mage, chama os chocobos para ler uma história para eles, coisa que todos eles adoram. Até que Croma, o black mage, fala para todos pararem e se aproxima, começando a falar que trouxe um livro maravilhoso de uma de suas jornadas pelo mundo e o mostra para todos: é um livro grande, espesso, cheio de detalhes na capa, inclusive um...olho? Isto não importa, Croma faz o Chocobo (q vc nomeia como quiser, eu chamo ele de Boko) abrir a trava do livro.
Só que tem um problema: o livro começa a falar! Ele revela ser Bebuzzu, um senhor das trevas! Mesmo na forma de um livro ele tem poder suficiente para capturar todos os outros chocobos (menos o principal) em forma de cartas! E assim ele vai embora. Mas nem tudo está perdido! Os outros livros do Croma reagiram a maldição, se tornando livros encantados! Tudo q o Chocobo tem a fazer é entrar nos livros, 'participar' do conto para conseguir um final feliz! E tmbm tem q re-ativar os Cristais, q estão sendo afetados pela magia de Bebuzzu.
Esta é a premissa de Chocobo Tales. Uma historinha simples ligando um conjunto de mini-games e micro-games.
Cada livro é dividido em duas partes, e cada parte tem uma historinha própria e três epílogos, cada um fazendo algo diferente no mundo do jogo. Seu objetivo é fazer o primeiro epílogo de cada parte para poder avançar na história, os outros são opcionais (mas sempre trazem alguma coisa boa). E cada parte tem seu próprio mini-game, tudo controlado pela stylus. Antes de começar o mini-game há o prólogo e a instrução de como jogar, em geral é fácil. E também tem o modo trial (contra o tempo) e o modo battle (contra outros chocobos a serviço de Bebuzzu, chamados Jailbirds ou os 'bosses'). Além disto, cada parte tem 7 segredos para destravar, sendo 3 epílogos e os outros ou são cartas de batalha ou são cartas contendo chocobos.
Todos os livros são bem criativos e tem vários temas diferentes, como The Adamantoise and the Cactuar, The Ugly Chocoling, Titan and the Beanstalk, The Boy Who Cried Leviathan entre outros. Todos os personagens são de Final Fantasy, e as histórias são engraçadinhas e diferentes. É bem interessante, mas se você não quiser ler, dá para pular o texto.
O jogo de cartas são as batalhas em si, e é similar ao Triple Triad de Final Fantasy VIII, mas simplificado. São 4 cores, 1 em cada lado da carta (cima, baixo, direita e esquerda, nas cores vermelho, azul, amarelo e verde). Aí estas cores as vezes tem ou uma espada ou um escudo (ou nada). A espada é o ataque e o escudo é a defesa, como é de se imaginar. A espada contra o escudo, o escudo bloqueia e se tiver alguma habilidade de defesa, é ativado. Se for espada contra espada, só faz metade do dano, especificado na carta, e as habilidades de ataque são ativadas. E se a espada bate em um ponto sem nada, é ataque mesmo, e as habilidades de ataque são ativadas.
Algo simples e eficiente, mas capaz de ser viciante e requer alguma estratégia, já q você só tem 3 cartas na mão por rodada, sem poder acumular.
E os micro-games estão espalhados por aí. Podem ser ativados ou por um NPC com uma exclamação na cabeça ou por uma máquina do Cid espalhada aleatoriamente por aí. As q tem um NPC as vezes tem uma historinha, mas em geral é um objetivo simples, sem trial ou battle mode. Simplesmente jogar e acabou. Mas nem por isto deixam de ser menos criativos que os livros ou menos divertido.
A trilha sonora é formada por remixes de músicas de Final Fantasy. A maioria dos mini-games tem um remix do tema de chocobo como fundo, as partes de introdução de história e epílogos são o Prelude de FF. A música do Mount Magma é a música da dungeon de fogo do Final Fantasy I, ao vencer um mini-game, microgame ou achar uma carta é a fanfarra de vitória da série, enquanto a música de derrota é a do Chocobo Racing. A da luta de carta contra Bebbuzu é a de batalha do FF1, tem até o tema do Mako Reactor do FFVII em uma das "dungeons"! É um prato cheio pra saudosistas, só pode encher um pouco tanta música de chocobo tocando aqui e ali, mas até que é apropriado.
Os gráficos estão ótimos, como sempre. Estão na qualidade do Final Fantasy III do DS. No 'mundo real' os cenários e personagens são em 3D, e são muito bem detalhados. E nos mini-games e micro-games são em 2D. Os livros são como aqueles com dobraduras, que quando se abre as imagens "saltam" da página. Então os personagens dos mini-games em geral tem uma borda branca ao redor, como imagem recortada mesmo. Já nos micro-games, são em 2D, mas não parece ser recortado.
Em termos de jogos, é bem variado, há desde jogo de reflexos, como uma arena de acertar os jailbirds e coletar quantas moedas conseguir; atenção, como achar um chocobo em chamas no meio de vários outros , todos em movimento; inteligência, como em elimine os blocos o mais rápido q conseguir; e até um maldito jogo de música (eu odeio isto). Um prato cheio pra quem gosta, são uns 39 jogos, se não me engano.
É um jogo divertido e bonitinho, cheio de coisas pra fazer. Só não jogue se for alérgico a coisas fofas ou a chocobos. É tanto jogo q dificilmente vai ficar sem nada para fazer, a menos que esteja empacado em um livro que não tenha se dado bem (no meu caso, por enquanto só tive problemas no primeiro volume do pé - de - feijão e dos músicos). Podem jogar tranquilos pode até ser um caça-niqueis, mas é diversão garantida.
- Inicio
- Noticias
- Analises
- _Sistemas
- __Playstation 4
- __PC
- __Nintendo Switch
- __Nintendo 3DS
- __Arcade
- __NES
- __Super Nintendo
- __ Gamecube
- __Nintendo Wii
- __Gameboy Advance
- __Nintendo DS
- __Playstation
- __Playstation 2
- __Playstation 3
- __PS Portable
- __Playstation Vita
- __Sega Master System
- __Sega Mega Drive
- _Gênero
- __Ação
- __Aventura
- __Beat'em Up
- __FPS
- __Dungeon Crawler
- __Luta
- __Plataforma
- __RPG
- __Tactical RPG
- __Survival Horror
- __Visual Novel
- __Outros
- _Séries
- __Castlevania
- __Disgaea
- __Final Fantasy
- __Megaman
- __MM Battle Network
- __Persona
- __Phantasy Star
- __Pokemon
- __Shin Megami Tensei
- __Tales of
- __Type-Moon
- __Quadrinhos
- _Ano de publicação
- __2020
- __2019
- __2017
- __2016
- __2015
- __2013
- __2012
- __2011
- __2010
- Recente
- Artigos
- Guias
0 Comentários