Explorando a Velvet Room



Eu resolvi fazer uma pesquisa sobre as referencias da Velvet Room na série Persona, e compartilhar. É um tanto extenso, pois reúne várias fontes.

O propósito da Velvet Room (Sala de Veludo em tradução livre) é auxiliar os portadores da habilidade de Wild Card a alcançar o seu maior potencial durante sua jornadas; e existe entre a consciência e a subconsciência, existindo fora do tempo e espaço como um todo. Pessoas com alta afinidade espiritual podem ver-lo, mas normalmente apenas aqueles com o potencial para ter múltiplos Personas podem ver a porta.

O poder do Persona é delegado por uma entidade chamada Philemon, inspirado pelos textos de Carl Jung que o descreve como um “sábio espirito guia”. Enquanto ele não pode interferir diretamente com as decisões dos convidados, ele os auxilia com a manifestação dos Personas e a Velvet Room, e aparentemente todos os residentes da sala tem que seguir esta regra. Depois dos eventos da duologia Persona 2, ele perdeu muito de seu poder e é por isto que depois apenas o protagonista é capaz de utilizar o Wild Card. Porém, Philemon continua assistindo na forma de uma borboleta, seu símbolo.
Em suas primeira encarnações a Velvet Room era uma sala completamente azul com apenas um sofá e seus residentes, mas a partir de Persona 3 começou a se manifestar como ‘lugares transitórios’, que levam o protagonista a uma destinação: um elevador e uma limusine.Agora em Persona 5 será uma prisão, já que o protagonista está em liberdade assistida.



Na forma da sala azul simples, foi inspirada por duas fontes: a Sala Vermelha de Twin Peaks, que conecta o White Lodge e o Black Lodge, que são lugares extra-dimensionais que representam o bem e o mal, respectivamente. Localizado nos sonhos de um dos personagens, o principal “anfitrião” do lugar é um espírito que se apresenta como um anão em um terno vermelho e se chama de “Homem Do Outro Lugar”, ou MIKE, mas há outros espíritos que vivem no lugar, especialmente os doppelgangers – que são idênticos a suas contrapartes reais exceto por olhos com coloração diferenciada, similar aos Shadows do Investigation Team em Persona 4.  Durante a série, MIKE sempre fala em enigmas com o Agente Cooper, um dos personagens que está tentando solucionar o mistério da cidade, similar a relação que o Igor mantém com o protagonista.
A Sala Vermelha é um lugar das Sombras, e a Sala do Veludo é onde os Personas vivem, que na minha opinião é um contraste interessante.



Outra influencia é o conto curto de Edgar Allan Poe, The Masque of the Red Death. Nesta história, Príncipe Prospero tenta evitar uma praga devastadora se escondendo em uma abadia com vários nobres ricos e tendo um baile de mascaras. Dentro da abadia, cada sala é decorada com uma cor diferente: do teto aos móveis, e até mesmo as janelas e a iluminação são da mesma cor e estudiosos supõe que cada sala representa um estagio da vida. A sala azul era a oposta a sala negra, que representa a morte.

❝ Estavam as salas dispostas de forma tão irregular que a vista não poderia compreender senão um salão de cada vez. Ao término de um espaço de vinte ou trinta jardas, via-se uma brusca curva e, a cada esquina, o ambiente assumia um aspecto diferente. À direita e à esquerda, e ao meio de cada parede, uma alta e estreita janela gótica abria-se para um corredor fechado, que seguia a sinuosidade dos cômodos.Cada janela era guarnecida de vitrais cujas cores harmonizavam-se com a tonalidade dominante da decoração do salão para o qual se abria. O que ocupava a extremidade oeste, por exemplo, era decorado de azul e os vitrais eram de um azul vívido. O segundo dos salões era decorado e guarnecido de cor púrpura e os vitrais eram igualmente púrpuras. O terceiro era completamente verde e verdes eram também as janelas. O quarto, alaranjado, estava iluminado por uma janela de igual cor. O quinto era branco e o sexto, violeta. O sétimo era rigorosamente forrado por tapeçaria de veludo negro, que revestia o teto e as paredes, e que caía em pesadas rugas sobre um tapete do mesmo material e de mesma cor. Mas, neste salão, a cor dos vitrais não correspondia ao da decoração: os vitrais eram escarlates, de uma tonalidade intensa de sangue.Ora, em nenhuma daquelas salas se viam lâmpadas ou candelabros em meio à profusão de adornos em ouro, que se espalhavam em todos os cantos, ou se dependuravam ao teto. Não havia lâmpadas ou velas. Luz alguma dessa natureza emanava na seqüência de salas. Porém, nos corredores que as envolviam, exatamente em frente de cada janela, elevava-se uma pesada trípode com um braseiro, a projetar seus raios através dos vitrais coloridos, iluminando deslumbrantemente a sala. Perfazia-se uma miríade de formas cambiantes e fantásticas. Mas, na sala voltada ao poente, na câmara negra, a claridade do braseiro, que se refletia sobre as negras tapeçarias, através dos vitrais sangrentos, era sobremodo sinistra e incidia sobre as faces dos imprudentes que ali entravam, conferindo-lhes um aspecto de tal forma estranho que muito poucos dançarinos se sentiam com suficiente coragem para penetrar no recinto.Também nesse salão se erguia, amparado no muro oriental, um gigantesco carrilhão de ébano. Seu pêndulo oscilava com um tic-tac surdo, pesado, monótono; em quando os ponteiros dos minutos haviam percorrido todo o seu círculo, e a hora se completava, provinha dos pulmões de bronze um som claro, estrepitoso, profundo e extraordinariamente musical, mas de um timbre tão regular que, de hora em hora, os músicos da orquestra eram obrigados a interromper por alguns segundos a execução, para escutar a música das horas; e os dançarinos cessavam, à força, as suas evoluções. Uma momentânea perturbação grassava aquela multidão alegre e, enquanto soava o carrilhão, era possível notar que até os mais arrojados empalideciam e os de maior idade e reflexão passavam a mão à fronte, como se abandonados a uma meditação confusa ou a um devaneio.


O principal anfitrião da Velvet Room, Igor, foi criado por Philemon e é o responsável pela fusão de Personas para os visitantes, mas ele também intriga-se com a jornada do protagonista e tem várias questões sobre a natureza humana. Embora ele não interfira diretamente com as decisões tomadas, ele as vezes alerta quando algo sério está prestes a acontecer.
Antes de Philemon ser enfraquecido, três espíritos costumavam a ficar na Velvet Room nos Persona 1 e 2: o artista demônio, que ilustrava as cartas; Belladonna, a que canta a ária ouvida nos games; e Nameless (sem nome), o pianista que a acompanha. Depois disto a Velvet Room passou a ter um numero limitado de visitantes então Igor criou seus assistentes Margaret, Elizabeth e Theodore para aprimorar o serviço. E assim como o próprio Igor, todos os assistentes são curiosos sobre a humanidade com vários graus de entusiasmo (ou melhor, de expressão).



Uma questão comum é por que os assistentes do Igor tem olhos amarelos, a mesma cores que as Sombras? Aparentemente os olhos amarelos serem associados com os Shadows foi implementado tardiamente no desenvolvimento de Persona 4, já que no Persona 2 os Sombras tinham olhos vermelhos e em um dos previews japoneses de Persona 4 mostra Shadow Yosuke com olhos vermelhos. Talvez isto tenha sido inspirado pelas ilustrações do Kaneko para o Persona 2, mostrando os Personas dos personagens principais com as faces deles, mas olhos amarelos. Mas até onde eu saiba, não há explicação in-game.
Também é notável que a partir de Persona 3 todos os residentes da Velvet Room tem um nome ligado a obra de Mary Shelley, Frankenstein. É apropriado, já que os residentes são constructos do subconsciente de pessoas procurando o sentido da vida e o que é ser humano, similar a criatura do livro.
E finalmente...A cor azul. É uma cor que acalma, associada com a cor do espírito. Invoca um sentimento de descanso e estimula o corpo a produzir substancias que acalmam e transmitem tranqüilidade. Azul ajuda a desacelerar o metabolismo e ajuda com a auto-expressão e equilíbrio. Entretanto, também pode ser dinâmico e dramático, uma cor que engaja e expressa alegria. A Velvet Room é um lugar para meditação, mas também onde mudanças extremas podem ocorrer, como o surgimento de um novo Persona.

Isto é tudo que eu consegui juntar sobre a Velvet Room. Caso tenha alguma dúvida ou outras referencias, fique a vontade para compartilhar!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Leitura excelente, como não conheço os jogos anteriores ao 3 ajudou a compreender um pouco mais sobre o universo da série.

    ResponderExcluir
  2. Play Casino Site | Lucky Club Live
    Play casino site in Las Vegas. If you're looking to get started at one of the best gambling sites in the world, you've luckyclub come to the right place.

    ResponderExcluir