Review : Asura Buster (Arcade)



Dois anos depois de lançar Asura Blade a Fuuki lançou a sequencia, Asura Buster. A empresa só tem alguns poucos jogos e o gabinete do Buster é bem raro de se encontrar, mas graças aos emuladores a série passou a ser um pouco mais conhecida fora do Japão.



A história não tem tradução obviamente, mas se trata de um rei (chamado apenas de King) usando o poder da espada para... Quem sabe? Há um sub-chefe que é uma massa amorfa chamado Vebel e um mini-game de atacar mini-'cerberus' de duas cabeças.



Os gráficos continuam muito bonitos e os cenários são ainda mais coloridos. Alguns dos personagens antigos receberam sprites novos, como Yashou e Rosemary (Goat além de novos sprites está bem diferente para jogar), outros só umas mudanças mais sutis. Lightning foi substituído por Leon, que tem outros golpes e Chen Mao entrou no lugar de Footee e é bem mais fraca, mas divertida. Os novatos são bons também: Sittara parece ser um dos vilões, com sua risada e movimentos baseados em veneno; Zinsuke parece ter sido inspirado em Rurouni Kenshin, mas tem um chapéu de palha de colhedor de arroz; Rokurouta porque nenhum jogo de luta é completo sem um ninja veloz ou equivalente; e Nanami, uma personagem que se transforma no oponente que está enfrentando e só é acessada por código.



Não existe mais a opção de arremessar a arma, mas a mecânica em si foi re-balanceada e está muito melhor. Existem três tipos de cancelar o movimento: o normal, o 'atrasado' (delayed, requer um timing mais preciso) e o Kara-Cancel (ou 'vazio', pode ser usado em movimentos que não conectaram).



As barras de especiais mudaram de tamanho, então alguns personagens enchem muito rápido e podem usar golpes em sucessão quase constante. As barras também podem ser usadas para acionar o 'boost mode', cada personagem ganha um bônus diferente além de defesa melhorada. Ao apertar todos os botões de ataque após ser nocauteado o personagem volta com um pouco de energia, mas apenas uma vez por luta.



Asura Buster é um jogo de luta bem sólido com um sistema ágil e os controles respondem sem falha. Alguns personagens ainda são um pouco fracos se comparado aos outros, mas não é tão alarmante quanto antes. É uma pena que a companhia tenha desaparecido, um terceiro game seria ótimo.



Postar um comentário

0 Comentários