Depois das expansões do Melty Blood original, finalmente decidiram fazer um jogo completamente novo, o Melty Blood Act Cadenza. Este jogo lançado primeiro para os arcades, depois para o PS2 e por fim para o computador, e é mais uma atualização do Re-ACT em um jogo novo do que qualquer outra coisa.
A HistĂłria
Acontece logo depois do Melty Blood, alguém resolveu pegar pedaços do TATARI para seus próprios propósitos, causando grandes problemas. Com isto, Warakia está de volta, além de mais pesadelos tomando forma por toda a cidade. Enquanto alguns procuram descobrir, outros seguem seus próprios propósitos.
O que chamava a atenção do jogo original, o Story Mode com jeito de Visual Novel, foi abandonado e trocado por um Arcade com história, com uma história introdutória, um mini-chefe com história, um sub-chefe e o chefe final. Assim, a cada novo personagem que você joga, cada um tem algo diferente para contar. Mais uma vez o pessoal da Mirror Moon fez a tradução do jogo.
Há alguns personagens que remetem ao jogo Kagetsu Tohya, que é um visual novel sequencia direta a Tsukihime e acontece uns 6 meses após o jogo original (e consequentemente antes de Melty Blood), mas não é estritamente necessário joga-lo a menos que queria entender um pouco mais dos personagens novos (Kishima Kouma e Len, nominalmente, além do Nanaya). Fora estas referencias, se trata de um jogo de luta bem tradicional.
O Jogo
Há várias coisas novas neste jogo. Para começar, além dos re-balanceamentos, novos golpes e personagens novos o jogo está mais rápido com combos ainda mais fáceis de se fazer e divertidos, e bem mais complexos do que no jogo original.
Por mais que esteja mais fácil e divertido, o sistema de combos agora está mais complexo: ao realizar um combo, não se pode usar o mesmo golpe duas vezes e o mesmo precisa fazer contato. Cada golpe normal é considerado único, então não á tantos problemas. A única coisa que se deve tomar cuidado é seguir do golpe mais fraco para o mais forte, ou poderá acontecer um Reversal Beat, que diminui o dano em 25% e é acumulativo. Muitos jogadores usam o parry para cancelar um golpe e continuar a atacar e diminuir a penalidade, depois de um pouco de prática o uso vem naturalmente. Uma utilidade estratégica do Reverse Beat é começar um combo longo com golpes mais fortes, continuar atacando com golpes mais fracos até a porcentagem cair e depois continuar com os mais fortes.
Adicionaram o botão Quick Action, que tem vários usos: com o personagem parado é como apertar os 3 botões de ataque para entrar em Danger Move, com o direcional para baixo e direção ele faz uma esquiva, em direção ao oponente ele realiza um agarrão e só com o direcional para baixo ele faz uma ação diferente dependendo do personagem.
Os Danger Moves permitem que o seu Magic Circuit (barra de especial) entre em modo Heat em que o personagem fica com especiais infinitos atĂ© ela se esvaziar. Com isto o personagem pode executar os Arc Drives (golpes super-especiais que podem acabar com mais da metade da energia do oponente) ou os poderosos (mas difĂceis) Last Arcs em que o jogador consiga realizar um "Parry/Shield" e contra-ataque com um especial arrasador.
Agora são 22 personagens jogáveis. Os personagens introduzidos no Re-ACT estão de volta, e todos são jogáveis. Os personagens doppelgangers como Nanaya e Warcuied agora tem seu próprio estilo de luta e golpes inteiramente novos, sendo ainda mais interessantes. Há dois personagens comédias novos também, no estilo da Neco-Arc (presente no Re-ACT).
Gráfico e som
O jogo está um pouco mais bonito, mas só um pouco. Alguns personagens ganharam umas animações a mais e os personagens novos se encaixam bem. Todos foram bem-retratados cada um com seus trejeitos. Kishima é imperdoável em seus golpes flamejantes, e gargalha durante combos ou se está tomando muitos golpes. Até mesmo os movimentos mais simples da White Len são de confundir jogadores mais inexperientes, como é da natureza da personagem enquanto Aoko provoca os inimigos dizendo "Sugoi sugoi!" até mesmo quando está em uma situação complicada. Os cenários continuam em alta resolução e ganharam ainda mais variedade, há mais efeitos especiais e todos os personagens ganharam artworks novos.
Há novas trilhas e algumas musicas temas foram trocadas. Agora cada personagem tem sua própria musica e cenário e não mais compartilham. As vozes da versão anterior foram mantidas e continuam em ótima qualidade.cada personagem tem sua própria musica e cenário e não mais compartilham. As vozes da versão anterior foram mantidas e continuam em ótima qualidade.
Ver.B, Ver.B2 e Ver.B PC?
Como o seu antecessor, o Act Cadenza ganhou várias versões. A primeira versão foi lançada para os arcades. A versão do PS2 é chamada de Act Cadenza Ver.B e tem várias correções e atualizações, que incluem a White Len como personagem jogável desde o começo e o Neco-Arc Chaos como personagem escondido. Mas o jogo ainda não estava perfeito e lançaram a ver.B2 com vários erros e glitches corrigidos. Então, finalmente, lançaram o Act Cadenza ver.B PC que é uma conversão do ver.B2 (como era de se esperar) com várias coisas inéditas, como um modo de tag team, 4 jogadores em modo de time e um chefe escondido, o Neco-Arc Chaos Black G666 (melhor não perguntarem).
Veredito
Se gostou de Melty Blood, vai gostar ainda mais de Act Cadenza. Ele Ă© rápido e frenĂ©tico como os jogos VS da Capcom, ao mesmo tempo que tem um sistema complexo e variado. Com um certo programa Ă© possĂvel jogar a versĂŁo de computador online contra oponentes humanos, o que aumenta ainda mais o fator replay. Enquanto nĂŁo resolvem lançar a versĂŁo PC do Actress Again, este Ă© um grande jogo de luta. Mas se prefere jogar no PS2, talvez seja o caso de pular diretamente para a sequencia.
0 Comentários